Aula sobre Retas Paralelas Cortadas Por Uma Reta Transversal
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Inicie a aula citando que o tema "Retas paralelas cortadas por uma reta transversal" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de prédios, pontes e estradas. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal."
Etapa 1 - Introdução
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e, cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Inicie a aula explicando o que são retas paralelas e uma reta transversal, mostrando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, apresentará o objetivo da aula e como ela será desenvolvida.Etapa 2 - Estação 1 - Medida dos ângulos
Nesta estação, os alunos utilizarão transferidores para medir os ângulos formados pelas retas paralelas cortadas por uma reta transversal. Oriente os alunos a identificar as relações entre os ângulos e a importância da medida correta.Etapa 3 - Estação 2 - Construção de ângulos
Nesta estação, os alunos utilizarão régua e compasso para construir ângulos formados pelas retas paralelas cortadas por uma reta transversal. Oriente os alunos a identificar as relações entre os ângulos e a importância da construção correta.Etapa 4 - Estação 3 - Resolução de problemas
Nesta estação, os alunos resolverão problemas envolvendo as relações entre os ângulos formados pelas retas paralelas cortadas por uma reta transversal. Oriente os alunos a identificar as relações entre os ângulos e a importância da resolução correta.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão com seus grupos para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas descobertas. Oriente os alunos a identificar as relações entre os ângulos e a importância da colaboração em grupo.Etapa 6 - Conclusão
Finalize a aula reforçando as relações entre os ângulos formados pelas retas paralelas cortadas por uma reta transversal e a importância do tema para a Matemática e para o cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal."
- Estimular a colaboração em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar ferramentas matemáticas, como transferidores, régua e compasso.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das relações entre os ângulos formados pelas retas paralelas cortadas por uma reta transversal.
- Utilização correta das ferramentas matemáticas, como transferidores, régua e compasso.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da aula e como ela será desenvolvida.
- Orientar os alunos em cada estação e esclarecer dúvidas.
- Estimular a colaboração em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em cada estação.
- Identificar corretamente as relações entre os ângulos formados pelas retas paralelas cortadas por uma reta transversal.
- Utilizar corretamente as ferramentas matemáticas, como transferidores, régua e compasso.