Aula sobre Retas Paralelas Cortadas Por Uma Reta Transversal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula contextualizando o assunto. Fale que o tema "Retas paralelas cortadas por uma reta transversal" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de prédios, pontes e estradas. Diga que, nesta aula serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam compreender melhor as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione um texto que envolva retas paralelas cortadas por uma reta transversal e disponibilize-o para os alunos com antecedência. Os alunos devem ler o texto e identificar as informações relevantes para a aplicação das retas paralelas cortadas por uma reta transversal.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de retas paralelas cortadas por uma reta transversal com ilustrações para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.

  4. Etapa 4 - Resolução de Problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvam retas paralelas cortadas por uma reta transversal. Isso será feito em grupo de 3 a 5 alunos, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como aplicaram retas paralelas cortadas por uma reta transversal. Avalie a apresentação e esclarecer dúvidas e incentivar a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal."
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Desempenho nos exercícios propostos.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do _template_.

Ações do professor

  • Explicar o tema e sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do _template_.
  • Tirar dúvidas e auxiliar os alunos durante a aula.
  • Disponibilizar exercícios de diferentes níveis de dificuldade.
  • Corrigir os exercícios em conjunto com a turma.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em grupo.
  • Resolver os exercícios propostos.
  • Criar e apresentar o _template_ para a turma.
  • Participar ativamente da aula.