Aula sobre Retas Paralelas E Transversais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as retas paralelas são aquelas que nunca se encontram, enquanto a transversal é uma reta que corta duas ou mais retas paralelas. É possível verificar relações entre os ângulos formados por essas retas, o que é muito importante para a geometria.

Exemplos práticos:

Para ajudar os alunos a entenderem melhor o assunto, é possível utilizar exemplos práticos, como a construção de uma cerca em um terreno com retas paralelas e transversais, ou a formação de um tabuleiro de xadrez, trazer os exemplos de ângulos alternos internos, colaterais internos, alternos externos e colaterais externos e seus significados.

Aprendizagem Baseada em Problemas:


  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente aos alunos o problema: "Quais são os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal?"

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas e peça para que eles discutam e elaborem alternativas para resolver o problema, registrando as alternativas em uma folha de caderno para o grupo. Peça também que desenhem duas paralelas e uma transversal, fazendo com que fique mais fácil de visualizar as relações. Eles podem utilizar régua, compasso e transferidor.

  3. Etapa 3 - Solução

    Divida o quadro em espaços que os grupos consigam escrever suas soluções, para ser possível a visualização de todos.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Faça uma roda para que os grupos discutam as soluções apresentadas, trazendo diferenças e semelhanças. Medie a discussão e ajude a identificar as melhores soluções

  5. Etapa 5 - Correção

    Após troca com os alunos, corrija os possíveis erros e traga complementos as soluções apresentadas, como conceitos não trazidos e outros exemplos.

  6. Etapa 6 - Aplicação Prática

    Peça para que os alunos tragam exemplos do conhecimento adquirido aplicado em situações práticas, como a construção reais que tenham em seu formato figuras geométricas com retas paralelas e transversais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base em critérios pré-estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
  • Qualidade das soluções apresentadas.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Propor problema a ser resolvido.
  • Contextualizar o assunto e apresentar exemplos práticos.
  • Mediar a discussão em grupo e ajudar a identificar as melhores soluções.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base em critérios pré-estabelecidos.

Ações do aluno

  • Discutir e elaborar alternativas para resolver o problema.
  • Apresentar a solução encontrada para o problema.
  • Registras soluções e aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.