Aula sobre Retas Paralelas E Transversais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As retas paralelas e transversais são fundamentais para entendermos a geometria e suas aplicações no cotidiano. Por exemplo, ao construir uma casa, é necessário que as paredes sejam retas e paralelas entre si para que a estrutura seja sólida e segura. Nesta aula, os alunos serão desafiados a verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, utilizando softwares de geometria dinâmica e criando um template de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre o assunto. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de pesquisar exemplos de retas paralelas e transversais no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos farão a pesquisa e apresentarão os exemplos encontrados para a turma, explicando como as retas paralelas e transversais estão presentes nesses casos.

  3. Etapa 3 - Softwares de geometria dinâmica

    Apresente aos alunos softwares de geometria dinâmica, como o Geogebra, para que possam verificar as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, caso seja possível. Pode ser mostrado também de forma impressa, etapa por etapa ou escrita em lousa.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Em grupos, os alunos criarão um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Os alunos avaliarão os trabalhos uns dos outros utilizando o template criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Considerações finais

    Faça uma reflexão sobre a aula, destacando os pontos positivos e negativos do processo de aprendizagem e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

  7. Etapa 7 - Atividade para casa

    Envie uma atividade para que os conceitos se solidifiquem após alguns mais exercícios.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por exemplos práticos do tema no cotidiano.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo na criação do template de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos apresentados.
  • Clareza na apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral na atividade proposta.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Apresentar softwares de geometria dinâmica.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a reflexão e o debate sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos práticos de retas paralelas e transversais no cotidiano.
  • Explorar softwares de geometria dinâmica.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar e avaliar os trabalhos dos colegas.