Aula sobre Retas Paralelas E Transversais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "Retas paralelas e transversais" é fundamental para o estudo da geometria e para a compreensão de muitos conceitos matemáticos. Ele pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em construções de prédios, pontes e estradas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema e os objetivos da aula, e os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre retas paralelas e transversais.

  2. Etapa 2 - Exposição dialogada

    Apresente os conceitos básicos de retas paralelas e transversais, utilizando exemplos práticos e didáticos.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão construir retas paralelas e transversais utilizando régua e compasso. Em seguida, deverão identificar os ângulos formados e registrá-los em seus templates de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Uso de softwares de geometria dinâmica

    Os alunos irão utilizar softwares de geometria dinâmica para construir retas paralelas e transversais e verificar as relações entre os ângulos formados. Se não for possível, traga vídeos ou impressões com etapas de construção desse software.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as relações entre os ângulos formados por retas paralelas e transversais, e registrar suas conclusões nos templates de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos podem ser convidados a pesquisar outras situações em que a notação científica é utilizada e criar exemplos para compartilhar com a turma na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Promover a utilização de softwares de geometria dinâmica para a construção de figuras geométricas.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Registro adequado das atividades no template de registro de aprendizagem.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos de retas paralelas e transversais.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de forma clara e didática.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Orientar os alunos no uso de softwares de geometria dinâmica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Registrar adequadamente as atividades no template de registro de aprendizagem.
  • Utilizar softwares de geometria dinâmica para a construção de figuras geométricas.