Aula sobre Retas Paralelas E Transversais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que retas paralelas são aquelas que nunca se encontram, enquanto retas transversais são aquelas que cortam duas ou mais retas em pontos diferentes. Mostre exemplos práticos, como ruas paralelas e transversais em uma cidade, para que os alunos possam visualizar melhor o conceito.

Rotação por Estações:


  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Apresente o tema e seus subtópicos, explicando a importância do assunto para a geometria e para a vida cotidiana. Abra esse momento para os alunos perguntarem e tirarem suas dúvidas.

  2. Etapa 2 - Explicando “rotação por estações”

    \- Explique para a sala sobre a metodologia da aula baseada em rotação por estações. Que cada grupo ficará em uma estação por um determinado tempo para realizar a atividade daquela estação, e depois o grupo trocará de estação para a próxima etapa.

    \- Explique também as atividades de cada estação para que a atividade consiga fluir de uma melhor forma, e deixe claro qual é a primeira, segunda e terceira e assim por diante.


  3. Etapa 3 - Divisão de grupos

    \- Divida a turma em grupos em quantidade iguais e direcione os grupos para as estações construídas.

  4. Etapa 4 - Divisão das estações

    Estação 1:

    Nesta estação, os alunos devem trabalhar em grupos para criar exemplos práticos de retas paralelas e transversais. Eles podem usar lápis, régua e papel para desenhar as retas e identificar os ângulos formados.

    Estação 2:

    Na segunda estação, os alunos devem trabalhar em grupos para resolver problemas envolvendo retas paralelas e transversais. forneça problemas para os alunos resolverem ou pedir que eles criem seus próprios problemas.

    Estação 3:

    Na terceira estação, os alunos devem trabalhar em grupos para montar um mapa de conceito sobre um jogo de tabuleiro envolvendo retas paralelas e transversais. O jogo deve ser criativo e desafiador, incentivando os alunos a aplicar os conceitos aprendidos.


  5. Etapa 5 - Execução da atividade

    \- Acompanhe a atividade mediando dúvidas e o tempo de cada estação. Ande pelos grupos ouvindo sua discussão e acompanhando as dinâmicas de participação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    \- Após completar todas as estações, os alunos devem se reunir em grupo para discutir o que aprenderam e compartilhar suas experiências. Incentive a participação de todos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

  7. Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs

    \- Os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal e os alunos avaliam a atividade e preenchem o modelo. No fim, recolha os modelo para sua avaliação.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos seguintes critérios:

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Incentivar a aplicação dos conceitos aprendidos em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Habilidade em resolver problemas envolvendo retas paralelas e transversais.
  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.

Ações do professor

  • Explicar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as atividades.
  • Esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir durante as atividades.
  • Explicar a metodologia da aula e acompanhar a atividade

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e criativa.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
  • Avaliar a atividade.