Aula sobre Retas Paralelas E Transversais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Rotação por Estações:
Etapa 1 - Introdução
\- Apresente o tema e seus subtópicos, explicando a importância do assunto para a geometria e para a vida cotidiana. Abra esse momento para os alunos perguntarem e tirarem suas dúvidas.Etapa 2 - Explicando “rotação por estações”
\- Explique para a sala sobre a metodologia da aula baseada em rotação por estações. Que cada grupo ficará em uma estação por um determinado tempo para realizar a atividade daquela estação, e depois o grupo trocará de estação para a próxima etapa.\- Explique também as atividades de cada estação para que a atividade consiga fluir de uma melhor forma, e deixe claro qual é a primeira, segunda e terceira e assim por diante.
Etapa 3 - Divisão de grupos
\- Divida a turma em grupos em quantidade iguais e direcione os grupos para as estações construídas.Etapa 4 - Divisão das estações
Estação 1:Nesta estação, os alunos devem trabalhar em grupos para criar exemplos práticos de retas paralelas e transversais. Eles podem usar lápis, régua e papel para desenhar as retas e identificar os ângulos formados.
Estação 2:
Na segunda estação, os alunos devem trabalhar em grupos para resolver problemas envolvendo retas paralelas e transversais. forneça problemas para os alunos resolverem ou pedir que eles criem seus próprios problemas.
Estação 3:
Na terceira estação, os alunos devem trabalhar em grupos para montar um mapa de conceito sobre um jogo de tabuleiro envolvendo retas paralelas e transversais. O jogo deve ser criativo e desafiador, incentivando os alunos a aplicar os conceitos aprendidos.
Etapa 5 - Execução da atividade
\- Acompanhe a atividade mediando dúvidas e o tempo de cada estação. Ande pelos grupos ouvindo sua discussão e acompanhando as dinâmicas de participação.Etapa 6 - Discussão em grupo
\- Após completar todas as estações, os alunos devem se reunir em grupo para discutir o que aprenderam e compartilhar suas experiências. Incentive a participação de todos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs
\- Os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal e os alunos avaliam a atividade e preenchem o modelo. No fim, recolha os modelo para sua avaliação.Etapa 8 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos seguintes critérios:
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
- Incentivar a aplicação dos conceitos aprendidos em situações práticas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Habilidade em resolver problemas envolvendo retas paralelas e transversais.
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
Ações do professor
- Explicar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
- Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as atividades.
- Esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir durante as atividades.
- Explicar a metodologia da aula e acompanhar a atividade
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as atividades propostas.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e criativa.
- Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
- Avaliar a atividade.