Aula sobre Retas Paralelas E Transversais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O estudo das retas paralelas e transversais é fundamental para a compreensão da geometria plana e suas aplicações no cotidiano. Por exemplo, na construção de edifícios, é necessário que as paredes sejam construídas em ângulos retos e as linhas retas sejam paralelas para garantir a estabilidade da construção. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
Etapa 1 - Vídeo-aula
Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre o tema, que será disponibilizada previamente pelo professor. O vídeo deve apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o assunto.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula com uma breve revisão sobre ângulos e linhas retas. Em seguida, apresente o tema retas paralelas e transversais e como ele é importante para a geometria plana.Etapa 3 - Mapa conceitual
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 e deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual para orientar os alunos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre as ideias apresentadas. Oriente a discussão e esclareça dúvidas dos alunos.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos deverão resolver uma atividade prática sobre o tema, que deve envolver a identificação de ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. Forneça exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos apresentarão suas respostas para a atividade prática e haverá uma discussão em grupo sobre as soluções apresentadas. Oriente a discussão e esclareça dúvidas dos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e como ele pode ser aplicado no cotidiano. Os alunos serão incentivados a continuar explorando o tema fora da sala de aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a autonomia e a responsabilidade dos alunos em sua própria aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Resolução correta da atividade prática proposta.
- Clareza e organização na apresentação das respostas para a atividade prática.
Ações do professor
- Fornecer exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na compreensão do tema.
- Orientar as discussões em grupo e esclarecer dúvidas dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
Ações do aluno
- Assistir a vídeo-aula previamente.
- Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual.
- Resolver a atividade prática proposta.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Ser responsável por sua própria aprendizagem.