Aula sobre Retas Paralelas E Transversais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O estudo das retas paralelas e transversais é fundamental para a compreensão da geometria plana e suas aplicações no cotidiano. Por exemplo, na construção de edifícios, é necessário que as paredes sejam construídas em ângulos retos e as linhas retas sejam paralelas para garantir a estabilidade da construção. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Vídeo-aula

    Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre o tema, que será disponibilizada previamente pelo professor. O vídeo deve apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve revisão sobre ângulos e linhas retas. Em seguida, apresente o tema retas paralelas e transversais e como ele é importante para a geometria plana.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 e deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual para orientar os alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre as ideias apresentadas. Oriente a discussão e esclareça dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos deverão resolver uma atividade prática sobre o tema, que deve envolver a identificação de ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. Forneça exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos apresentarão suas respostas para a atividade prática e haverá uma discussão em grupo sobre as soluções apresentadas. Oriente a discussão e esclareça dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e como ele pode ser aplicado no cotidiano. Os alunos serão incentivados a continuar explorando o tema fora da sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a autonomia e a responsabilidade dos alunos em sua própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Resolução correta da atividade prática proposta.
  • Clareza e organização na apresentação das respostas para a atividade prática.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na compreensão do tema.
  • Orientar as discussões em grupo e esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula previamente.
  • Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual.
  • Resolver a atividade prática proposta.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Ser responsável por sua própria aprendizagem.