Aula sobre Retas Paralelas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula citando para os alunos que o estudo de retas paralelas e perpendiculares é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na cartografia, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar instrumentos como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualizar a importância do estudo de retas paralelas e perpendiculares. Em seguida, proponha uma atividade em que os alunos deverão identificar exemplos de retas paralelas e perpendiculares no ambiente escolar.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e irão pesquisar sobre o tema, utilizando livros didáticos, materiais digitais e outros recursos disponíveis. Cada grupo deverá criar um esquema ou mapa mental sobre o assunto, destacando os principais conceitos e exemplos.

  3. Etapa 3 - Projeto

    Os grupos irão criar um _template_ de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada grupo deverá apresentar seu _template_ para a turma e discutir os critérios escolhidos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu projeto para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como slides, vídeos ou outros materiais. Os demais grupos irão avaliar a apresentação, utilizando o _template_ criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão sobre os principais conceitos e exemplos apresentados pelos grupos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e destacar os principais aprendizados. Os alunos serão convidados a refletir sobre como podem aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros.
  • Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do estudo de retas paralelas e perpendiculares.
  • Propor atividades que estimulem a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
  • Conduzir a discussão sobre os principais conceitos e exemplos apresentados pelos grupos.
  • Fazer uma síntese da aula e destacar os principais aprendizados.

Ações do aluno

  • Identificar exemplos de retas paralelas e perpendiculares no ambiente escolar.
  • Pesquisar sobre o tema, utilizando livros didáticos, materiais digitais e outros recursos disponíveis.
  • Criar um _template_ de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
  • Apresentar o projeto para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como slides, vídeos ou outros materiais.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos, utilizando o _template_ criado na etapa anterior.