Aula sobre Retas Paralelas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que o estudo de retas paralelas e perpendiculares é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia, design e até mesmo na vida cotidiana, como na construção de móveis e objetos. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar instrumentos como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância das retas paralelas e perpendiculares para a resolução de exercícios com mais de uma variável, além de serem utilizadas em cálculos mais complexos na engenharia, arquitetura, etc.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de um arquiteto, engenheiro ou designer e identifiquem as necessidades e desafios que esses profissionais enfrentam ao utilizar a retas paralelas e perpendiculares.

    Exemplo:

    O que ele pensa e sente?

    O que ele fala e faz?

    O que ele escuta?

    O que ele vê?

    Dores:

    Ganhos:


  3. Etapa 3 - Reconhecimento retas paralelas e perpendiculares

    Apresente exemplos de cálculos matemáticos envolvendo retas paralelas e perpendiculares para os alunos. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os alunos serão separados em grupos de 3 a 5 alunos. Após isso, cada grupo irá criar sua própria reta paralela e perpendicular para os colegas resolverem.

  5. Etapa 5 - Teste

    Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-la. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos através da metodologia Design Thinking.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em uma atividade prática.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta de réguas e esquadros na construção de retas paralelas e perpendiculares.
  • Construção correta de quadriláteros.
  • Aplicação prática dos conceitos aprendidos na construção de um objeto ou móvel.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do estudo de retas paralelas e perpendiculares.
  • Auxiliar os alunos na construção de retas paralelas e perpendiculares e quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos através da metodologia _Design Thinking_.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos das pessoas que utilizam retas paralelas e perpendiculares em seu trabalho ou cotidiano.
  • Construir retas paralelas e perpendiculares utilizando réguas e esquadros.
  • Aplicar os conceitos aprendidos na construção de um objeto ou móvel simples.