Aula sobre Retas Paralelas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que o estudo de retas paralelas e perpendiculares é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia, design, entre outras. Na vida cotidiana, podemos encontrar exemplos de retas paralelas e perpendiculares em construções, como prédios, pontes e estradas.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e explique como será a metodologia utilizada. Os alunos irão preencher o campo de Check-in em seus _templates_ de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu já sei sobre retas paralelas e perpendiculares?"

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos de retas paralelas e perpendiculares no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique os conceitos de retas paralelas e perpendiculares, utilizando exemplos visuais e práticos.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e irão utilizar réguas e esquadros para construir retas paralelas e perpendiculares em folhas de papel sulfite. Circule pela sala auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de ‘Check-out’ em seus _templates_ de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que aprendi sobre retas paralelas e perpendiculares?"

  5. Etapa 5 - Exercícios individuais

    Os alunos irão resolver exercícios individuais em seus cadernos, utilizando réguas e esquadros para construir retas paralelas e perpendiculares e identificar esses conceitos em figuras geométricas.

  6. Etapa 6 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as respostas corretas e tirando dúvidas. Aproveite para fechar a aula coletando dos alunos o que aprenderam com a metodologia e reiterando pontos importantes sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de observação e análise dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta de réguas e esquadros para construção de retas paralelas e perpendiculares.
  • Identificação correta de retas paralelas e perpendiculares em figuras geométricas.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios individuais.
  • Preenchimento adequado do _template_ de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos de retas paralelas e perpendiculares.
  • Auxiliar os alunos na construção de retas paralelas e perpendiculares.
  • Corrigir os exercícios em conjunto com a turma.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Utilizar corretamente réguas e esquadros para construção de retas paralelas e perpendiculares.
  • Identificar corretamente retas paralelas e perpendiculares em figuras geométricas.
  • Resolver corretamente os exercícios individuais.
  • Preencher adequadamente o _template_ de registro de aprendizagem.