Aula sobre Retas Paralelas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula citando que o estudo das retas paralelas e perpendiculares é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia, design e até mesmo na vida cotidiana, como na construção de móveis e objetos. Nesta aula, os alunos irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções, tudo isso relacionado ao tema das retas paralelas e perpendiculares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema das retas paralelas e perpendiculares, explicando seus conceitos e aplicações. Em seguida, irá apresentar a metodologia ‘Estudo de Caso’ e explicar como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deverá escolher um tema relacionado às retas paralelas e perpendiculares para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Eles poderão fazer pesquisas na internet, entrevistar pessoas ou utilizar outras fontes de informação. Incentive a criatividade e a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Eles poderão circular pela escola durante o horário de aula e intervalo para conseguir entrevistar as pessoas. A quantidade de pessoas pesquisadas deve ser igual para todos os grupos, estipule esse valor em conjunto com os alunos.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com os dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto do problema identificado. Eles deverão identificar as causas do problema e pensar em possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Além disso, irão propor soluções para o problema identificado e discutir o que poderiam fazer para contribuir com a disseminação da informação. Estimule a participação de todos para conseguir avaliá-los.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os grupos deverão propor soluções para o problema identificado. Eles deverão pensar em ações que possam contribuir para a disseminação da informação sobre o tema das retas paralelas e perpendiculares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar problemas, coletar dados, analisar contextos, comparar informações e propor soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Coerência e clareza na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Introduzir o tema das retas paralelas e perpendiculares e explicar seus conceitos e aplicações.
  • Apresentar a metodologia Estudo de Caso e explicar como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os grupos durante a atividade, tirando dúvidas e dando sugestões.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado às retas paralelas e perpendiculares para trabalhar.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Coletar dados sobre o problema identificado.
  • Analisar o contexto do problema identificado.
  • Propor soluções para o problema identificado.