Aula sobre Retas Paralelas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que o estudo de retas paralelas e perpendiculares é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia, design, entre outras. Diga aos alunos que, na aula de hoje, eles irão trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os estudantes possam desenvolver a habilidade de utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do estudo de retas paralelas e perpendiculares. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a construção de uma casa, um prédio, uma ponte, entre outros.

  2. Etapa 2 - Vídeo-aula

    Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre o tema, que será disponibilizada previamente pelo professor. O vídeo irá apresentar os conceitos de retas paralelas e perpendiculares, além de exemplos práticos de como utilizá-los.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e receberão uma atividade para realizar em conjunto. Eles deverão utilizar réguas e esquadros para desenhar retas paralelas e perpendiculares em uma folha de papel. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar o resultado da atividade para a turma. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e dar feedbacks.

  5. Etapa 5 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Os alunos irão criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos apresentados e a importância do estudo de retas paralelas e perpendiculares. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na realização da atividade em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação dos alunos por meio da criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de retas paralelas e perpendiculares.
  • Utilização correta de réguas e esquadros para desenhar retas paralelas e perpendiculares.
  • Participação e colaboração na atividade em grupo.
  • Criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Disponibilizar uma vídeo-aula para os alunos.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e dar feedbacks.
  • Encerrar a aula reforçando os conceitos apresentados e a importância do estudo de retas paralelas e perpendiculares.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula sobre o tema.
  • Participar da atividade em grupo.
  • Criar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
  • Apresentar o resultado da atividade para a turma.
  • Avaliar a atividade por meio do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.