Aula sobre Retas Paralelas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula citando que o estudo de retas paralelas e perpendiculares é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia, design, entre outras. Diga aos alunos que, na aula de hoje, eles irão trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os estudantes possam desenvolver a habilidade de utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do estudo de retas paralelas e perpendiculares. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a construção de uma casa, um prédio, uma ponte, entre outros.Etapa 2 - Vídeo-aula
Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre o tema, que será disponibilizada previamente pelo professor. O vídeo irá apresentar os conceitos de retas paralelas e perpendiculares, além de exemplos práticos de como utilizá-los.Etapa 3 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e receberão uma atividade para realizar em conjunto. Eles deverão utilizar réguas e esquadros para desenhar retas paralelas e perpendiculares em uma folha de papel. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar o resultado da atividade para a turma. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e dar feedbacks.Etapa 5 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’
Os alunos irão criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos apresentados e a importância do estudo de retas paralelas e perpendiculares. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na realização da atividade em grupo.
- Desenvolver a capacidade de avaliação dos alunos por meio da criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos de retas paralelas e perpendiculares.
- Utilização correta de réguas e esquadros para desenhar retas paralelas e perpendiculares.
- Participação e colaboração na atividade em grupo.
- Criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Disponibilizar uma vídeo-aula para os alunos.
- Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
- Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e dar feedbacks.
- Encerrar a aula reforçando os conceitos apresentados e a importância do estudo de retas paralelas e perpendiculares.
Ações do aluno
- Assistir a vídeo-aula sobre o tema.
- Participar da atividade em grupo.
- Criar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
- Apresentar o resultado da atividade para a turma.
- Avaliar a atividade por meio do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.