Aula sobre Retas Perpendiculares
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O estudo de retas perpendiculares e oblíquas é fundamental para a compreensão de conceitos geométricos básicos. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como arquitetura, engenharia, design e até mesmo em atividades cotidianas, como a construção de móveis e objetos. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar instrumentos como réguas e esquadros para representar retas perpendiculares e oblíquas, além de construir quadriláteros. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em critérios específicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema, explicando a importância do estudo de retas perpendiculares e oblíquas e como ele é aplicado no cotidiano. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Apresentação da metodologia
Explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula. Os alunos devem criar um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em critérios específicos.Etapa 3 - Construção de retas perpendiculares
Os alunos devem utilizar réguas e esquadros para construir retas perpendiculares em uma folha de papel sulfite. Auxilie os alunos durante a atividade.Etapa 4 - Construção de retas oblíquas
Os alunos devem utilizar réguas e esquadros para construir retas oblíquas em uma folha de papel sulfite. Auxilie os alunos durante a atividade.Etapa 5 - Construção de quadriláteros
Os alunos devem utilizar réguas e esquadros para construir quadriláteros em uma folha de papel sulfite. Auxilie os alunos durante a atividade.Etapa 6 - Avaliação por pares
Os alunos devem avaliar o desempenho de seus colegas em critérios específicos, como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, utilizando o template criado na etapa 2.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância do estudo de retas perpendiculares e oblíquas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, para representações de retas perpendiculares e oblíquas e construção de quadriláteros.
- Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos por meio da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
- Desenvolver a capacidade de comunicação e trabalho em equipe dos alunos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
- Auxiliar os alunos durante as atividades.
- Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a aula.
Ações do aluno
- Utilizar réguas e esquadros para construir retas perpendiculares e oblíquas e quadriláteros.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Avaliar o desempenho de seus colegas em critérios específicos.
- Comunicar e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
- Trabalhar em equipe.