Aula sobre Retas Perpendiculares

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O estudo de retas perpendiculares e oblíquas é fundamental para a compreensão de conceitos geométricos básicos. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como arquitetura, engenharia, design e até mesmo em atividades cotidianas, como a construção de móveis e objetos. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar instrumentos como réguas e esquadros para representar retas perpendiculares e oblíquas, além de construir quadriláteros. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que irá estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e seus objetivos, além de contextualizar a importância do estudo de retas perpendiculares e oblíquas. Os alunos devem discutir em grupo sobre o que já sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles devem definir o problema a ser resolvido e as soluções possíveis.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem escolher a melhor solução para o problema e definir como irão representar as retas perpendiculares e oblíquas, além de construir quadriláteros.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem utilizar réguas e esquadros para representar as retas perpendiculares e oblíquas, além de construir quadriláteros. Eles devem testar suas soluções e fazer ajustes se necessário.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar suas soluções para a turma e discutir sobre as diferentes abordagens utilizadas. Avalie o desempenho dos alunos e dê feedbacks.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos para representações de retas perpendiculares e oblíquas e construção de quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas e tomar decisões.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos instrumentos para representações de retas perpendiculares e oblíquas e construção de quadriláteros.
  • Participação ativa na criação do template de Design Sprint e na escolha da melhor solução para o problema.
  • Apresentação clara e objetiva da solução escolhida e dos ajustes realizados durante a prototipação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do template de Design Sprint e na escolha da melhor solução para o problema.
  • Fornecer feedbacks aos alunos durante a prototipação e avaliar o desempenho dos alunos na apresentação final.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do template de Design Sprint e na escolha da melhor solução para o problema.
  • Utilizar corretamente os instrumentos para representações de retas perpendiculares e oblíquas e construção de quadriláteros.
  • Apresentar claramente a solução escolhida e os ajustes realizados durante a prototipação.