Aula sobre Retas Perpendiculares
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O estudo de retas perpendiculares e oblíquas é fundamental para a compreensão de conceitos geométricos básicos. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como arquitetura, engenharia, design e até mesmo em atividades cotidianas, como a construção de móveis e objetos. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar instrumentos como réguas e esquadros para representar retas perpendiculares e oblíquas, além de construir quadriláteros. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que irá estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e seus objetivos, além de contextualizar a importância do estudo de retas perpendiculares e oblíquas. Os alunos devem discutir em grupo sobre o que já sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles devem definir o problema a ser resolvido e as soluções possíveis.Etapa 3 - Decidir
Os alunos devem escolher a melhor solução para o problema e definir como irão representar as retas perpendiculares e oblíquas, além de construir quadriláteros.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos devem utilizar réguas e esquadros para representar as retas perpendiculares e oblíquas, além de construir quadriláteros. Eles devem testar suas soluções e fazer ajustes se necessário.Etapa 5 - Testar
Os alunos devem apresentar suas soluções para a turma e discutir sobre as diferentes abordagens utilizadas. Avalie o desempenho dos alunos e dê feedbacks.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos para representações de retas perpendiculares e oblíquas e construção de quadriláteros.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas e tomar decisões.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos instrumentos para representações de retas perpendiculares e oblíquas e construção de quadriláteros.
- Participação ativa na criação do template de Design Sprint e na escolha da melhor solução para o problema.
- Apresentação clara e objetiva da solução escolhida e dos ajustes realizados durante a prototipação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar sua importância.
- Orientar os alunos na criação do template de Design Sprint e na escolha da melhor solução para o problema.
- Fornecer feedbacks aos alunos durante a prototipação e avaliar o desempenho dos alunos na apresentação final.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do template de Design Sprint e na escolha da melhor solução para o problema.
- Utilizar corretamente os instrumentos para representações de retas perpendiculares e oblíquas e construção de quadriláteros.
- Apresentar claramente a solução escolhida e os ajustes realizados durante a prototipação.