Aula sobre Retas Perpendiculares
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
As retas perpendiculares e oblíquas são fundamentais para a construção de figuras geométricas e para a resolução de problemas matemáticos. Elas podem ser encontradas em diversos lugares, como em construções, na sinalização de trânsito e na organização de móveis em uma casa. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre esses tipos de retas de forma lúdica e divertida, por meio da metodologia ativa Gamificação. Eles irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, o que irá desenvolver a habilidade de utilizar instrumentos para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância das retas perpendiculares e oblíquas na geometria e na vida cotidiana. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia Gamificação.Etapa 2 - Criação das cartas
Cada grupo deve criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. Forneça algumas orientações para a criação das cartas, como a necessidade de incluir perguntas de diferentes níveis de dificuldade.Etapa 3 - Troca de cartas
Os grupos devem trocar suas cartas com outros grupos para que todos tenham um conjunto de cartas diferente.Etapa 4 - Jogo em grupo
Cada grupo deve jogar com as cartas que recebeu, respondendo às perguntas e verificando as afirmações. Circule pela sala para auxiliar os grupos e esclareça dúvidas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir as respostas e as afirmações, verificando se estão corretas e esclarecendo dúvidas. Medeie a discussão e forneça feedbacks.Etapa 6 - Construção de figuras
Cada grupo deve construir figuras geométricas utilizando retas perpendiculares e oblíquas, utilizando réguas e esquadros. Forneça orientações e auxilie os grupos.Etapa 7 - Apresentação das figuras
Cada grupo deve apresentar suas figuras para a turma, explicando como utilizaram as retas perpendiculares e oblíquas na construção. Forneça feedbacks e esclareça dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de utilizar instrumentos para representações de retas perpendiculares e oblíquas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas e de trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração em grupo.
- Criação de cartas com perguntas e afirmações relevantes e de diferentes níveis de dificuldade.
- Construção de figuras geométricas utilizando retas perpendiculares e oblíquas de forma correta e criativa.
- Apresentação clara e objetiva das figuras construídas.
- Resolução correta das perguntas e afirmações durante o jogo.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Gamificação e fornecer orientações para a criação das cartas.
- Mediar a discussão durante o jogo e fornecer feedbacks.
- Auxiliar os grupos na construção das figuras geométricas.
- Fornecer feedbacks durante a apresentação das figuras.
- Esclarecer dúvidas e auxiliar os alunos durante toda a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação das cartas e da construção das figuras.
- Colaborar com o grupo durante o jogo e a discussão.
- Apresentar as figuras de forma clara e objetiva.
- Responder corretamente às perguntas e verificar as afirmações durante o jogo.
- Esclarecer dúvidas e auxiliar os colegas durante toda a aula.