Aula sobre Retas Perpendiculares

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As retas perpendiculares e oblíquas são fundamentais para a construção de figuras geométricas e para a resolução de problemas matemáticos. Elas podem ser encontradas em diversos lugares, como em construções, na sinalização de trânsito e na organização de móveis em uma casa. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre esses tipos de retas de forma lúdica e divertida, por meio da metodologia ativa Gamificação. Eles irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, o que irá desenvolver a habilidade de utilizar instrumentos para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância das retas perpendiculares e oblíquas na geometria e na vida cotidiana. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia Gamificação.

  2. Etapa 2 - Criação das cartas

    Cada grupo deve criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. Forneça algumas orientações para a criação das cartas, como a necessidade de incluir perguntas de diferentes níveis de dificuldade.

  3. Etapa 3 - Troca de cartas

    Os grupos devem trocar suas cartas com outros grupos para que todos tenham um conjunto de cartas diferente.

  4. Etapa 4 - Jogo em grupo

    Cada grupo deve jogar com as cartas que recebeu, respondendo às perguntas e verificando as afirmações. Circule pela sala para auxiliar os grupos e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir as respostas e as afirmações, verificando se estão corretas e esclarecendo dúvidas. Medeie a discussão e forneça feedbacks.

  6. Etapa 6 - Construção de figuras

    Cada grupo deve construir figuras geométricas utilizando retas perpendiculares e oblíquas, utilizando réguas e esquadros. Forneça orientações e auxilie os grupos.

  7. Etapa 7 - Apresentação das figuras

    Cada grupo deve apresentar suas figuras para a turma, explicando como utilizaram as retas perpendiculares e oblíquas na construção. Forneça feedbacks e esclareça dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar instrumentos para representações de retas perpendiculares e oblíquas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de resolução de problemas e de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Criação de cartas com perguntas e afirmações relevantes e de diferentes níveis de dificuldade.
  • Construção de figuras geométricas utilizando retas perpendiculares e oblíquas de forma correta e criativa.
  • Apresentação clara e objetiva das figuras construídas.
  • Resolução correta das perguntas e afirmações durante o jogo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Gamificação e fornecer orientações para a criação das cartas.
  • Mediar a discussão durante o jogo e fornecer feedbacks.
  • Auxiliar os grupos na construção das figuras geométricas.
  • Fornecer feedbacks durante a apresentação das figuras.
  • Esclarecer dúvidas e auxiliar os alunos durante toda a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação das cartas e da construção das figuras.
  • Colaborar com o grupo durante o jogo e a discussão.
  • Apresentar as figuras de forma clara e objetiva.
  • Responder corretamente às perguntas e verificar as afirmações durante o jogo.
  • Esclarecer dúvidas e auxiliar os colegas durante toda a aula.