Aula sobre Retas Perpendiculares

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As retas perpendiculares e oblíquas são fundamentais para a construção de figuras geométricas e para a resolução de problemas matemáticos. Elas podem ser encontradas em diversos objetos do cotidiano, como prédios, pontes, cercas, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam desenvolver a habilidade de utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando exemplos de retas perpendiculares e oblíquas no cotidiano dos alunos. Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações funcionará na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Construção de retas perpendiculares

    Os alunos devem ser divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nessa estação, eles devem utilizar réguas e esquadros para construir retas perpendiculares em folhas de papel sulfite. Auxilie-os e explique como utilizar os instrumentos corretamente.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Construção de retas oblíquas

    Na segunda estação, os alunos devem construir retas oblíquas utilizando as mesmas ferramentas da estação anterior. Explique a diferença entre retas perpendiculares e oblíquas e como construí-las corretamente.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Construção de quadriláteros

    Na terceira estação, os alunos devem utilizar as retas perpendiculares e oblíquas construídas nas estações anteriores para construir quadriláteros. Auxilie-os e explique como utilizar as retas corretamente para a construção dos quadriláteros.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos devem se reunir em grupo para discutir as atividades realizadas e tirar dúvidas. Medeie a discussão e esclareça as dúvidas que surgirem.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Para finalizar a aula, os alunos devem aplicar o conhecimento adquirido na construção de figuras geométricas em uma atividade prática. Proponha um problema que envolva a construção de retas perpendiculares e oblíquas e os alunos devem resolvê-lo utilizando as ferramentas aprendidas na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos para representações de retas perpendiculares e oblíquas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos instrumentos para construção de retas perpendiculares e oblíquas.
  • Construção correta dos quadriláteros.
  • Resolução correta do problema proposto pelo professor.

Ações do professor

  • Explicar claramente as atividades e as ferramentas utilizadas.
  • Auxiliar os alunos durante as atividades práticas.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer as dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Utilizar corretamente as ferramentas para construção de retas perpendiculares e oblíquas.