Aula sobre Retas Perpendiculares

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O estudo das retas perpendiculares e oblíquas é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia, design e até mesmo na construção de objetos do cotidiano, como móveis e utensílios domésticos. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar instrumentos como réguas e esquadros para representar retas perpendiculares e oblíquas, além de construir quadriláteros. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sua importância no cotidiano dos alunos. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a construção de uma casa, um móvel ou um objeto do cotidiano.

  2. Etapa 2 - Videoaula

    Os alunos devem assistir a uma videoaula sobre o tema, que será disponibilizada previamente por você. O vídeo deve apresentar os conceitos de retas perpendiculares e oblíquas, além de mostrar exemplos práticos de como utilizá-los.

  3. Etapa 3 - Exercícios em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e irão realizar exercícios práticos utilizando réguas e esquadros para representar retas perpendiculares e oblíquas, além de construir quadriláteros. Auxilie os grupos e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como utilizar a dinâmica e os alunos devem preencher o template.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos devem apresentar seus exercícios e discutir as soluções encontradas. Medeie a discussão e tire dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos para representações de retas perpendiculares e oblíquas e construção de quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos instrumentos para representações de retas perpendiculares e oblíquas e construção de quadriláteros.
  • Participação ativa na Dinâmica dos 3 Qs.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância no cotidiano dos alunos.
  • Disponibilizar uma vídeo-aula sobre o tema.
  • Auxiliar os grupos durante a realização dos exercícios práticos.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula previamente.
  • Realizar os exercícios práticos em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Demonstrar colaboração e trabalho em equipe.