Aula sobre Revisao De Notacao Cientifica
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A notação científica é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos de maneira mais simples e compacta. Ela é muito utilizada em diversas áreas, como na astronomia, biologia, física e química. Por exemplo, a distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 149.600.000 km, mas em notação científica é representada por 1,496 x 10^8 km. Nesta aula, os alunos irão revisar a notação científica e aprender a reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
Etapa 1 - Entender
Apresente a notação científica e explica como ela é utilizada para representar números muito grandes ou muito pequenos. Em seguida, os alunos devem pesquisar exemplos de medidas que são expressas em notação científica, como a distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem criar um esboço do template de design sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles devem pensar em exemplos práticos e didáticos sobre o tema para cada etapa.Etapa 3 - Decidir
Os alunos devem discutir em grupo e decidir quais exemplos práticos e didáticos serão utilizados em cada etapa do template de design sprint.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos devem criar um protótipo do template de design sprint, utilizando materiais como papel, canetas e lápis de cor. Eles devem pensar em como apresentar os exemplos práticos e didáticos de forma clara e objetiva.Etapa 5 - Testar
Os alunos devem apresentar seus protótipos para a turma e testá-los. Eles devem avaliar se o template de design sprint está claro e objetivo, se os exemplos práticos e didáticos são relevantes e se a metodologia ativa Design Sprint foi eficiente para o aprendizado sobre notação científica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de design sprint.
- Promover o aprendizado ativo e participativo dos alunos.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade do template de design sprint.
- Relevância dos exemplos práticos e didáticos escolhidos pelos alunos.
- Eficiência da metodologia ativa Design Sprint para o aprendizado sobre notação científica.
Ações do professor
- Apresentar a notação científica e explicar como ela é utilizada.
- Orientar os alunos na criação do template de design sprint.
- Avaliar os protótipos criados pelos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Pesquisar exemplos de medidas que são expressas em notação científica.
- Criar um esboço do template de design sprint com as 5 etapas.
- Discutir em grupo e decidir quais exemplos práticos e didáticos serão utilizados em cada etapa do template de design sprint.