Aula sobre Revisao De Notacao Cientifica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A notação científica é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos de maneira mais simples e compacta. Ela é muito utilizada em diversas áreas, como na física, na química, na biologia e na astronomia. Por exemplo, a distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros, o que pode ser representado como 1,5 x 10^8 km na notação científica. Nesta aula, os alunos irão revisar a notação científica e aprender a reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios relacionados ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da notação científica. Em seguida, os alunos devem criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios relacionados ao tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em situações em que precisaram utilizar a notação científica e como se sentiram ao fazer isso.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e compartilhar suas experiências com a notação científica.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de uso da notação científica em diversas áreas, como na física, na química, na biologia e na astronomia. Os alunos devem tentar identificar as unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar exemplos práticos de uso da notação científica em situações do cotidiano, como o tamanho de uma célula, a capacidade de armazenamento de um celular, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo deve apresentar seus exemplos para a turma e explicar como utilizaram a notação científica.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a importância da notação científica e como ela pode ser útil em diversas áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de exemplos práticos de uso da notação científica.
  • Promover a reflexão sobre a importância da notação científica em diversas áreas do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Qualidade dos exemplos práticos criados pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da notação científica.
  • Conduzir a criação do mapa de empatia pelos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de uso da notação científica em diversas áreas.
  • Orientar os grupos na criação dos exemplos práticos.
  • Conduzir a reflexão final sobre a importância da notação científica.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios relacionados ao tema.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Trabalhar em grupo na criação dos exemplos práticos.
  • Apresentar os exemplos criados para a turma.
  • Refletir sobre a importância da notação científica.