Aula sobre Revisao De Notacao Cientifica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A notação científica é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos de maneira mais simples e compacta. Ela é muito utilizada em diversas áreas, como na astronomia, biologia, física e química. Por exemplo, a distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 149.600.000 km, mas em notação científica é representada por 1,496 x 10^8 km. Nesta aula, os alunos irão revisar a notação científica e suas aplicações em diferentes áreas do conhecimento. Para isso, a aula utiliza a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância da notação científica em diferentes áreas do conhecimento. Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar na aula.Etapa 2 - Estação 1 - Teoria
Nesta estação, os alunos irão revisar a teoria da notação científica por meio de um vídeo explicativo. Disponibilize o vídeo previamente e os alunos assistirão em seus dispositivos móveis. Após o vídeo, os alunos devem responder a um questionário online para avaliar o entendimento da teoria.Etapa 3 - Estação 2 - Exemplos práticos
Nesta estação, os alunos devem resolver exercícios práticos de notação científica. Disponibilizeuma lista de exercícios previamente e os alunos irão resolvê-los em seus dispositivos móveis. Após a resolução dos exercícios, os alunos devem conferir as respostas em um gabarito online.Etapa 4 - Estação 3 - Aplicações em diferentes áreas
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir em grupo as aplicações da notação científica em diferentes áreas do conhecimento, como astronomia, biologia, física e química. Disponibilize uma lista de perguntas para orientar a pesquisa e a discussão.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e promova uma discussão sobre as atividades realizadas nas estações. Os alunos devem compartilhar suas experiências e aprendizados sobre a notação científica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo sobre as aplicações da notação científica em diferentes áreas do conhecimento.
- Promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão da teoria da notação científica.
- Habilidade em resolver exercícios práticos de notação científica.
- Participação na pesquisa e discussão em grupo sobre as aplicações da notação científica.
- Compartilhamento de experiências e aprendizados sobre a notação científica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Rotação por estações.
- Disponibilizar o vídeo explicativo e a lista de exercícios previamente.
- Orientar a pesquisa e a discussão em grupo sobre as aplicações da notação científica.
- Promover a discussão em grupo sobre as atividades realizadas nas estações.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo e responder ao questionário online.
- Resolver os exercícios práticos de notação científica e conferir as respostas no gabarito online.
- Pesquisar e discutir em grupo as aplicações da notação científica em diferentes áreas do conhecimento.
- Compartilhar experiências e aprendizados sobre a notação científica.
- Participar ativamente das atividades propostas.