Aula sobre Revisao De Notacao Cientifica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A notação científica é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos de maneira mais simples e compacta. Ela é muito utilizada em diversas áreas, como na física, na química, na biologia e na astronomia. Por exemplo, a distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros, o que pode ser representado como 1,5 x 10^8 km na notação científica. Nesta aula, os alunos irão revisar a notação científica e criar um mapa conceitual para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da notação científica. Em seguida, peça para os alunos escreverem em seus cadernos o que eles já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre notação científica. Indique um vídeo disponível na internet ou crie um próprio.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre notação científica. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual e oriente os alunos na criação do seu próprio mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a notação científica é utilizada em diversas áreas, como na física, na química, na biologia e na astronomia. Os alunos devem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos apresentados.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Avalie a qualidade do mapa e a compreensão dos alunos sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da notação científica. Os alunos devem fazer perguntas e tirar dúvidas finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos durante a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação e envolvimento dos alunos durante a aula.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema apresentado.
  • Capacidade dos alunos em aplicar a notação científica em exemplos práticos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos mapas conceituais pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fornecer exemplos práticos sobre a notação científica.
  • Avaliar a qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
  • Estimular a participação e a interação dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Escrever em seus cadernos o que já sabem sobre o assunto.
  • Criar um mapa conceitual sobre notação científica.
  • Discutir em grupo seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema.
  • Apresentar seu mapa conceitual para a turma.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema apresentado.