Aula sobre Revisao De Notacao Cientifica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A notação científica é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos de maneira mais simples e compacta. Ela é muito utilizada em diversas áreas, como na física, na química, na biologia e na astronomia. Por exemplo, a distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros, o que pode ser representado como 1,5 x 10^8 km na notação científica. Nesta aula, os alunos irão revisar a notação científica e criar um mapa conceitual para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da notação científica. Em seguida, peça para os alunos escreverem em seus cadernos o que eles já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Vídeo explicativo
Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre notação científica. Indique um vídeo disponível na internet ou crie um próprio.Etapa 3 - Mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre notação científica. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual e oriente os alunos na criação do seu próprio mapa.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como a notação científica é utilizada em diversas áreas, como na física, na química, na biologia e na astronomia. Os alunos devem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos apresentados.Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Avalie a qualidade do mapa e a compreensão dos alunos sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da notação científica. Os alunos devem fazer perguntas e tirar dúvidas finais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos durante a discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação e envolvimento dos alunos durante a aula.
- Compreensão dos alunos sobre o tema apresentado.
- Capacidade dos alunos em aplicar a notação científica em exemplos práticos.
- Clareza e objetividade na apresentação dos mapas conceituais pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Fornecer exemplos práticos sobre a notação científica.
- Avaliar a qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
- Estimular a participação e a interação dos alunos durante a aula.
Ações do aluno
- Escrever em seus cadernos o que já sabem sobre o assunto.
- Criar um mapa conceitual sobre notação científica.
- Discutir em grupo seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema.
- Apresentar seu mapa conceitual para a turma.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema apresentado.