Aula sobre Revoltas Regenciais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As Revoltas Regenciais foram movimentos sociais que ocorreram no Brasil durante o período da Regência (1831-1840), marcado pela instabilidade política e econômica. Essas revoltas foram motivadas por diversos fatores, como a insatisfação com a centralização do poder político, a crise econômica, a escravidão e a falta de representatividade política. É importante que os alunos compreendam a diversidade política, social e regional que permeou esses movimentos contestatórios ao poder centralizado. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um projeto em grupo, criando um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema das Revoltas Regenciais e explique a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre as principais revoltas regenciais, como a Cabanagem, Balaiada, Sabinada, Farroupilha, entre outras. Eles devem identificar as causas, os líderes, as consequências e as características de cada movimento.

  3. Etapa 3 - Organização

    Os grupos devem se organizar para criar o template de avaliação por pares. Eles devem definir os critérios de avaliação e a escala de notas.

  4. Etapa 4 - Construção dos argumentos

    Cada grupo deve construir seus argumentos sobre as revoltas regenciais, utilizando as informações pesquisadas. Eles devem se preparar para apresentar seus argumentos para os outros grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação e comunicação

    Os grupos devem apresentar seus argumentos para os outros grupos, utilizando o template de avaliação por pares criado anteriormente. Cada grupo deve avaliar o desempenho dos outros grupos, preenchendo o template.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Conduza uma discussão sobre as avaliações feitas pelos grupos e sobre as características das revoltas regenciais. Os alunos devem refletir sobre a diversidade política, social e regional que permeou esses movimentos contestatórios ao poder centralizado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e a metodologia utilizada. Os alunos devem entregar o template de avaliação por pares criado pelo grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas revoltas e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
  • Estimular a pesquisa e a construção de argumentos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e refletir sobre suas próprias habilidades.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia.
  • Conduzir a discussão e a reflexão.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as revoltas regenciais.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Construir argumentos e apresentá-los para os outros grupos.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Refletir sobre suas próprias habilidades.