Aula sobre Revoltas Regenciais
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
As Revoltas Regenciais foram movimentos sociais que ocorreram no Brasil durante o período da Regência (1831-1840), marcado pela instabilidade política e econômica. Essas revoltas foram motivadas por diversos fatores, como a insatisfação com a centralização do poder político, a crise econômica, a escravidão e a falta de representatividade política. É importante que os alunos compreendam a diversidade política, social e regional desses movimentos, bem como a importância de analisar criticamente as diferentes perspectivas envolvidas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver suas habilidades de análise e argumentação.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula, contextualizando as Revoltas Regenciais e explicando a metodologia a ser utilizada.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre uma das revoltas regenciais (Balaiada, Cabanagem, Sabinada, Farroupilha ou Malês). Cada grupo deverá buscar informações sobre o contexto histórico, as causas, as lideranças, as estratégias e as consequências da revolta escolhida.Etapa 3 - Debate em grupo
Cada grupo apresentará suas pesquisas e defenderá sua posição sobre a revolta escolhida. Os alunos deverão utilizar argumentos baseados em fatos históricos e em suas próprias análises críticas.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Os alunos, com sua ajuda, criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.Etapa 5 - Debate em plenária
Após os debates em grupo, os alunos se reunirão em plenária para discutir as semelhanças e diferenças entre as revoltas regenciais e para avaliar as diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos.Etapa 6 - Avaliação
Cada grupo irá usar o template que criaram para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate. Você também pode utilizá-lo para fazer sua avaliação dos grupos nas etapas da atividade.Etapa 7 - Conclusão
Apresente sua avaliação aos alunos e dê um feedback. Em seguida, faça uma síntese da aula, destacando as principais aprendizagens e incentivando os alunos a continuarem desenvolvendo suas habilidades de análise e argumentação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas revoltas e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de fontes históricas.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e defender suas posições com base em fatos históricos e em suas próprias análises críticas.
Critérios de avaliação
- Utilização de fontes históricas confiáveis.
- Argumentação baseada em fatos históricos e em análises críticas.
- Participação ativa no debate em grupo e em plenária.
- Respeito às diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos.
- Criação do template de avaliação por rúbrica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia a ser utilizada.
- Orientar os alunos na pesquisa e na análise crítica de fontes históricas.
- Mediar os debates em grupo e em plenária.
- Auxiliar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
- Avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre uma das revoltas regenciais.
- Analisar criticamente as fontes históricas.
- Participar ativamente do debate em grupo e em plenária.
- Respeitar as diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos.
- Criar o template de avaliação por rúbrica em conjunto com o professor.