Aula sobre Revoltas Regenciais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As Revoltas Regenciais foram movimentos sociais que ocorreram no Brasil durante o período da Regência (1831-1840), marcado pela instabilidade política e econômica. Essas revoltas foram motivadas por diversos fatores, como a insatisfação com a centralização do poder político, a crise econômica, a escravidão e a falta de representatividade política. É importante que os alunos compreendam a diversidade política, social e regional desses movimentos, bem como a importância de analisar criticamente as diferentes perspectivas envolvidas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver suas habilidades de análise e argumentação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, contextualizando as Revoltas Regenciais e explicando a metodologia a ser utilizada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre uma das revoltas regenciais (Balaiada, Cabanagem, Sabinada, Farroupilha ou Malês). Cada grupo deverá buscar informações sobre o contexto histórico, as causas, as lideranças, as estratégias e as consequências da revolta escolhida.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Cada grupo apresentará suas pesquisas e defenderá sua posição sobre a revolta escolhida. Os alunos deverão utilizar argumentos baseados em fatos históricos e em suas próprias análises críticas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Os alunos, com sua ajuda, criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.

  5. Etapa 5 - Debate em plenária

    Após os debates em grupo, os alunos se reunirão em plenária para discutir as semelhanças e diferenças entre as revoltas regenciais e para avaliar as diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Cada grupo irá usar o template que criaram para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate. Você também pode utilizá-lo para fazer sua avaliação dos grupos nas etapas da atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Apresente sua avaliação aos alunos e dê um feedback. Em seguida, faça uma síntese da aula, destacando as principais aprendizagens e incentivando os alunos a continuarem desenvolvendo suas habilidades de análise e argumentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas revoltas e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de fontes históricas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e defender suas posições com base em fatos históricos e em suas próprias análises críticas.

Critérios de avaliação

  • Utilização de fontes históricas confiáveis.
  • Argumentação baseada em fatos históricos e em análises críticas.
  • Participação ativa no debate em grupo e em plenária.
  • Respeito às diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos.
  • Criação do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia a ser utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na análise crítica de fontes históricas.
  • Mediar os debates em grupo e em plenária.
  • Auxiliar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre uma das revoltas regenciais.
  • Analisar criticamente as fontes históricas.
  • Participar ativamente do debate em grupo e em plenária.
  • Respeitar as diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos.
  • Criar o template de avaliação por rúbrica em conjunto com o professor.