Aula sobre Revoltas Regenciais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As Revoltas Regenciais foram movimentos sociais que ocorreram no Brasil durante o período da Regência (1831-1840), marcado pela instabilidade política e econômica. Essas revoltas foram motivadas por diversos fatores, como a insatisfação com a centralização do poder político, a crise econômica, a escravidão e a falta de representatividade política. É importante que os alunos compreendam a importância desses movimentos para a história do Brasil e como eles contribuíram para a consolidação da nossa democracia. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam criar uma visão mais ampla sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize as Revoltas Regenciais. Em seguida, explique a metodologia de Rotação por Estações e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em três grupos e explique que cada grupo será direcionado para uma estação e depois rotarão entre elas.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Análise de documentos

    Nesta estação, os alunos terão acesso a documentos históricos, como cartas, jornais e relatos de época, que retratam as Revoltas Regenciais. Eles deverão analisar os documentos e responder a perguntas sobre o contexto histórico, os motivos e as consequências desses movimentos.

    Estação 2 - Debate

    Nesta estação, os alunos irão participar de um debate sobre as Revoltas Regenciais. Eles serão divididos em grupos e cada grupo terá um tema específico para defender. Os temas serão: centralização do poder político, crise econômica e escravidão. O objetivo é que os alunos possam compreender as diferentes perspectivas sobre o tema e desenvolver habilidades de argumentação.

    Estação 3 - Produção de texto

    Nesta estação, os alunos deverão produzir um texto sobre as Revoltas Regenciais. Eles poderão escolher entre um artigo de opinião, uma carta ou um relato histórico. O objetivo é que os alunos possam expressar suas opiniões e ideias sobre o tema.


  4. Etapa 4 - Socialização

    Ao final da atividade, os alunos deverão socializar suas produções e debater sobre as diferentes perspectivas apresentadas.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a qualidade das produções. Os alunos também poderão compartilhar suas opiniões sobre o uso da metodologia ativa para o aprendizado das Revoltas Regenciais.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula destacando a importância do estudo das Revoltas Regenciais para a compreensão da história do Brasil e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de documentos históricos.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Desenvolver habilidades de produção textual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das produções textuais.
  • Habilidade de argumentação e debate.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar as Revoltas Regenciais.
  • Organizar os grupos e direcioná-los para as estações.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades e a qualidade das produções.

Ações do aluno

  • Analisar documentos históricos.
  • Participar de debates e argumentações.
  • Produzir textos sobre as Revoltas Regenciais.