Aula sobre Revoltas Regenciais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As Revoltas Regenciais foram movimentos sociais que ocorreram no Brasil durante o período da Regência (1831-1840), que foi marcado pela instabilidade política e econômica. Essas revoltas foram motivadas por diversos fatores, como a insatisfação com a centralização do poder político, a crise econômica, a falta de representatividade política e a escravidão. É importante que os alunos compreendam que esses movimentos foram fundamentais para a consolidação da independência do Brasil e para a construção da identidade nacional. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando as Revoltas Regenciais. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre o assunto e farão anotações sobre os principais pontos abordados.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre as principais causas e consequências das Revoltas Regenciais. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Leitura de textos

    Os alunos farão a leitura de textos sobre as principais revoltas ocorridas durante o período da Regência, como a Cabanagem, a Sabinada, a Balaiada a Revolta dos Malês e a Farroupilha. Em seguida, farão um resumo sobre cada uma delas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Eles deverão preencher o template com as informações aprendidas sobre as Revoltas Regenciais.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre a importância das Revoltas Regenciais para a construção da identidade nacional. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Qualidade das apresentações dos grupos sobre as causas e consequências das Revoltas Regenciais.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer sínteses das principais ideias abordadas na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com as informações aprendidas sobre as Revoltas Regenciais.
  • Trabalhar em grupo e debater ideias.