Aula sobre Revolucao Cientifica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Revolução Científica foi um período de grandes mudanças na forma como a ciência era vista e praticada. Durante esse período, que ocorreu entre os séculos XVI e XVIII, muitos cientistas fizeram descobertas importantes que mudaram como entendemos o mundo. Nesta aula, vamos explorar as principais características da Revolução Científica e como ela influenciou a forma como a ciência é praticada hoje em dia. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da Revolução Científica e explique como a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada na aula. É importante contextualizar o tema e mostrar aos alunos como ele é relevante para o mundo atual.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos, em grupos, irão criar um problema relacionado à Revolução Científica. O professor pode fornecer algumas sugestões, como "Como a Revolução Científica mudou como entendemos o mundo?" ou "Quais foram as principais descobertas da Revolução Científica e como elas mudaram a forma como a ciência é praticada hoje em dia?".

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos irão discutir e gerar alternativas para desenvolver o problema proposto na etapa anterior. Você pode fornecer algumas orientações, como "Pensem em como, por exemplo, a descoberta de que a Terra gira em torno do Sol mudou como entendemos o mundo" ou "Pensem em como a Revolução Científica influenciou a forma como a ciência é praticada hoje em dia".

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão apresentar como desenvolveram o problema proposto na etapa 2. Incentive que todos os alunos participem da discussão entre os grupos e na troca de ideias.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema da Revolução Científica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características da Revolução Científica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em identificar as principais características da Revolução Científica.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da Revolução Científica e explicar como a metodologia ativa será utilizada na aula.
  • Fornecer orientações e sugestões para os grupos durante as etapas da atividade.
  • Estimular a discussão e a troca de ideias entre os grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um problema relacionado à Revolução Científica.
  • Discutir e gerar alternativas para resolver o problema proposto.
  • Apresentar soluções para o problema proposto e participar ativamente da discussão em grupo.