Aula sobre Revolucao Cientifica
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A Revolução Científica foi um período de grandes mudanças na forma como a ciência era vista e praticada. Durante esse período, que ocorreu entre os séculos XVI e XVIII, muitos cientistas fizeram descobertas importantes que mudaram como entendemos o mundo. Nesta aula, vamos explorar as principais características da Revolução Científica e como ela influenciou a forma como a ciência é praticada hoje em dia. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da Revolução Científica e explique como a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada na aula. É importante contextualizar o tema e mostrar aos alunos como ele é relevante para o mundo atual.Etapa 2 - Problematização
Os alunos, em grupos, irão criar um problema relacionado à Revolução Científica. O professor pode fornecer algumas sugestões, como "Como a Revolução Científica mudou como entendemos o mundo?" ou "Quais foram as principais descobertas da Revolução Científica e como elas mudaram a forma como a ciência é praticada hoje em dia?".Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os grupos irão discutir e gerar alternativas para desenvolver o problema proposto na etapa anterior. Você pode fornecer algumas orientações, como "Pensem em como, por exemplo, a descoberta de que a Terra gira em torno do Sol mudou como entendemos o mundo" ou "Pensem em como a Revolução Científica influenciou a forma como a ciência é praticada hoje em dia".Etapa 4 - Solução
Os grupos irão apresentar como desenvolveram o problema proposto na etapa 2. Incentive que todos os alunos participem da discussão entre os grupos e na troca de ideias.Etapa 5 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema da Revolução Científica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características da Revolução Científica.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em identificar as principais características da Revolução Científica.
Ações do professor
- Introduzir o tema da Revolução Científica e explicar como a metodologia ativa será utilizada na aula.
- Fornecer orientações e sugestões para os grupos durante as etapas da atividade.
- Estimular a discussão e a troca de ideias entre os grupos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um problema relacionado à Revolução Científica.
- Discutir e gerar alternativas para resolver o problema proposto.
- Apresentar soluções para o problema proposto e participar ativamente da discussão em grupo.