Aula sobre Revolucao Cientifica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Revolução Científica foi um período de grandes mudanças na forma como a ciência era vista e praticada. Durante esse período, que ocorreu entre os séculos XVI e XVIII, muitos cientistas fizeram descobertas importantes que mudaram como entendemos o mundo. Nesta aula, vamos explorar as principais características da Revolução Científica e como ela influenciou a forma como a ciência é praticada hoje em dia. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que vai nos ajudar a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar nossas ideias sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a Revolução Científica e como ela mudou a forma como entendemos o mundo. É importante contextualizar o tema e mostrar aos alunos como ele é relevante para o mundo atual.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem pesquisar sobre os principais cientistas da Revolução Científica e suas descobertas. Eles podem utilizar livros, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa. Circule pela sala para orientá-los e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem criar um mapa mental ou um esboço sobre as principais características da Revolução Científica e como ela influenciou a ciência atual. Circule pela sala para orientá-los e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem discutir em grupo as principais ideias que surgiram durante a etapa anterior e decidir quais delas são mais relevantes para a aula. Circule pela sala para orientá-los e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos devem criar um template de design sprint com as principais ideias que surgiram durante a etapa anterior. Eles podem utilizar papel e caneta ou ferramentas digitais para criar o template. Apoie os alunos tirando as dúvidas.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos devem apresentar seus templates para a turma e discutir as ideias que surgiram durante a atividade. Incentive a participação de todos e faça a mediação das discussões.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da Revolução Científica para a ciência atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características da Revolução Científica e como ela influenciou a ciência atual.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de prototipar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e nas discussões em grupo.
  • Qualidade do template de design sprint criado pelos alunos.
  • Capacidade de apresentar e discutir as ideias durante a etapa de teste.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante todas as etapas da atividade.
  • Tirar dúvidas e estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da Revolução Científica para a ciência atual.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre os principais cientistas da Revolução Científica e suas descobertas.
  • Criar um mapa mental ou um esboço sobre as principais características da Revolução Científica e como ela influenciou a ciência atual.
  • Discutir em grupo as principais ideias que surgiram durante a etapa anterior e decidir quais delas são mais relevantes para a aula.
  • Criar um template de design sprint com as principais ideias que surgiram durante a etapa anterior.
  • Apresentar e discutir as ideias durante a etapa de teste.