Aula sobre Revolucao Cientifica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Revolução Científica foi um período de grandes mudanças na forma como a ciência era vista e praticada. Durante esse período, que ocorreu entre os séculos XVI e XVIII, muitos cientistas fizeram descobertas importantes que mudaram como entendemos o mundo. Nesta aula, vamos explorar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro e receberão uma folha de papel para criar o mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar o mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar dos personagens históricos estudados, por exemplo os principais cientistas desse contexto (Isaac Newton, Galileu Galilei, René Descartes, etc), e entendam suas motivações e desafios.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e seus significados. Medie a discussão e faça perguntas para estimular o debate.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como as ideias do Humanismo e do Renascimento influenciaram a ciência e a sociedade. Os alunos serão encorajados a fazer conexões entre os exemplos e as características discutidas anteriormente.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão criar um cartaz ou uma apresentação em grupo que mostre como as ideias do Humanismo e do Renascimento influenciaram a ciência e a sociedade. Eles deverão usar os exemplos práticos e as características apresentadas e discutidas anteriormente.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu cartaz ou apresentação para a turma. Avalie a qualidade do trabalho e estimule a discussão entre os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão da aula e estimule os alunos a avaliarem a própria aprendizagem. Incentive\-os a continuar pesquisando sobre o assunto e a refletirem na forma como o contexto contemporâneo também influencia as produções científicas atuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de fazer conexões entre ideias e exemplos práticos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade do cartaz ou apresentação criados pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Capacidade dos alunos de fazer conexões entre ideias e exemplos práticos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do trabalho.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer perguntas para estimular o debate.
  • Apresentar exemplos práticos que possam apoiar o professor e os estudantes.
  • Avaliar a qualidade do trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar o cartaz ou apresentação em grupo.
  • Fazer conexões entre ideias e exemplos práticos.
  • Apresentar o trabalho para a turma.