Aula sobre Revolucao Cientifica
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Revolução Científica foi um período de grandes mudanças na forma como a ciência era vista e praticada. Durante esse período, que ocorreu entre os séculos XVI e XVIII, muitos cientistas fizeram descobertas importantes que mudaram como entendemos o mundo. Nesta aula, vamos explorar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações, que pode ser utilizado para os estudantes criarem perguntas e respostas sobre um tema, ou uma problemática para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as instruções para a criação do jogo.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão 20 minutos para pesquisar sobre as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. Selecione e disponibilize materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos.Etapa 3 - Criação das cartas
Os grupos terão 30 minutos para criar as cartas do jogo, sendo 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações. As perguntas devem ser relacionadas ao tema da aula e as afirmações devem ser verdadeiras ou falsas.Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos. O objetivo é identificar possíveis erros e ajustar as cartas, se necessário.Etapa 5 - Jogo em sala de aula
Os grupos irão jogar o jogo criado pelos outros grupos. Medie a atividade e estimule a discussão sobre as perguntas e afirmações apresentadas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos irão se reunir para discutir as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. Medie a discussão e estimule a participação de todos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula e convide os alunos a compartilhar suas impressões sobre a metodologia utilizada. Incentive-os a continuar pesquisando sobre o assunto e a refletirem na forma como o contexto contemporâneo também influencia as produções científicas atuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do jogo.
- Promover a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada.
- Disponibilizar materiais de apoio para pesquisa.
- Mediar a atividade e estimular a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
- Criar as cartas do jogo.
- Participar ativamente da discussão em grupo.