Aula sobre Revolucao Cientifica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Revolução Científica foi um período de grandes mudanças na forma como a ciência era vista e praticada. Durante esse período, que ocorreu entre os séculos XVI e XVIII, muitos cientistas fizeram descobertas importantes que mudaram como entendemos o mundo. Nesta aula, vamos explorar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4, sendo um grupo defensor, um grupo opositor e dois grupos de observadores.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. Os grupos defensor e opositor deverão buscar argumentos para defender ou refutar a importância desses movimentos para a Revolução Científica.Etapa 3 - Preparação dos argumentos
Cada grupo deverá preparar seus argumentos para apresentar no debate. Os grupos defensor e opositor deverão preparar seus argumentos principais e contra-argumentos.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, haverá um tempo para réplica e tréplica. A banca julgadora, formada pelos grupos de observadores, irá avaliar os argumentos apresentados e escolher o grupo vencedor.Etapa 5 - Conclusão
Conduza uma discussão sobre os principais pontos abordados no debate e faça uma conclusão sobre a importância dos Humanismos e dos Renascimentos para a Revolução Científica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e contra-argumentar.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.
- Habilidade em contra-argumentar.
- Contribuição para a discussão final.
Ações do professor
- Explicar a metodologia que será utilizada.
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Conduzir o debate e a discussão final.
- Avaliar a participação dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
- Preparar argumentos para apresentar no debate.
- Participar ativamente do debate e da discussão final.
- Avaliar os argumentos apresentados pelos outros grupos.
- Contribuir para a discussão final.