Aula sobre Revolucao Cientifica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Revolução Científica foi um período de grandes mudanças na forma como a ciência era vista e praticada. Durante esse período, que ocorreu entre os séculos XVI e XVIII, muitos cientistas fizeram descobertas importantes que mudaram como entendemos o mundo. Nesta aula, vamos explorar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4, sendo um grupo defensor, um grupo opositor e dois grupos de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. Os grupos defensor e opositor deverão buscar argumentos para defender ou refutar a importância desses movimentos para a Revolução Científica.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Cada grupo deverá preparar seus argumentos para apresentar no debate. Os grupos defensor e opositor deverão preparar seus argumentos principais e contra-argumentos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, haverá um tempo para réplica e tréplica. A banca julgadora, formada pelos grupos de observadores, irá avaliar os argumentos apresentados e escolher o grupo vencedor.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre os principais pontos abordados no debate e faça uma conclusão sobre a importância dos Humanismos e dos Renascimentos para a Revolução Científica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e contra-argumentar.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.
  • Habilidade em contra-argumentar.
  • Contribuição para a discussão final.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia que será utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Conduzir o debate e a discussão final.
  • Avaliar a participação dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
  • Preparar argumentos para apresentar no debate.
  • Participar ativamente do debate e da discussão final.
  • Avaliar os argumentos apresentados pelos outros grupos.
  • Contribuir para a discussão final.