Aula sobre Revolucao Cientifica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Revolução Científica foi um período de grandes mudanças na forma como a ciência era vista e praticada. Durante esse período, que ocorreu entre os séculos XVI e XVII, muitos cientistas fizeram descobertas importantes que mudaram como entendemos o mundo. Nesta aula, vamos explorar as principais características da Revolução Científica e como ela influenciou a forma como a ciência é praticada hoje em dia. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação diferente.Etapa 2 - Estação 1 - Descobertas Científicas
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir as principais descobertas científicas que ocorreram durante a Revolução Científica. Eles deverão criar um cartaz com as informações mais relevantes e apresentar para a turma.Etapa 3 - Estação 2 - Cientistas Importantes
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir sobre os principais cientistas que contribuíram para a Revolução Científica. Eles deverão criar um perfil de um desses cientistas e apresentar para a turma.Etapa 4 - Estação 3 - Impacto na Sociedade
Nesta estação, os alunos irão discutir sobre o impacto que a Revolução Científica teve na sociedade da época e como ela influenciou a forma como a ciência é praticada hoje em dia. Eles deverão criar um texto coletivo sobre o tema e apresentar para a turma.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos. Em seguida, proponha uma reflexão sobre a importância da Revolução Científica e como ela influenciou como entendemos o mundo hoje em dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais características da Revolução Científica e analisar seus significados.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em apresentar informações de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade das informações apresentadas nos cartazes, perfis e texto coletivo.
- Clareza e objetividade na apresentação das informações.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada.
- Orientar os alunos durante as atividades.
- Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir as principais descobertas científicas que ocorreram durante a Revolução Científica.
- Pesquisar e discutir sobre os principais cientistas que contribuíram para a Revolução Científica.
- Discutir sobre o impacto que a Revolução Científica teve na sociedade da época e como ela influenciou a forma como a ciência é praticada hoje em dia.