Aula sobre Revolucao Gloriosa Limites Poder Real
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A Revolução Gloriosa foi um importante evento histórico que ocorreu na Inglaterra no final do século XVII. Ela foi marcada pela deposição do rei Jaime II e a ascensão de Guilherme III e Maria II ao trono. A Revolução Gloriosa foi um marco na história da Inglaterra, pois limitou o poder real e estabeleceu a supremacia do Parlamento. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, o professor pode utilizar exemplos práticos e cotidianos para ilustrar o tema.
Etapa 1 - Introdução
Faça a introdução do tema da aula, contextualizando a Revolução Gloriosa e explicando sua importância histórica. Em seguida, apresente a metodologia Aprendizagem Entre Pares e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos serão divididos em duplas ou trios e irão criar um mapa conceitual sobre a Revolução Gloriosa. Cada grupo deverá escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala, auxiliando os alunos na criação do mapa conceitual.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias escolhidas. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Incentive a participação de todos os alunos durante a discussão.Etapa 5 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados durante a atividade e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a criação do mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação ativa dos alunos durante as apresentações e discussões em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
- Participação dos alunos durante toda a aula.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a participação ativa dos alunos durante as apresentações e discussões em grupo.
- Concluir a aula, reforçando os principais pontos abordados durante a atividade.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre a Revolução Gloriosa.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Demonstrar compreensão sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
- Colaborar com os colegas durante toda a aula.