Aula sobre Revolucao Gloriosa Limites Poder Real

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A Revolução Gloriosa foi um importante evento histórico que ocorreu na Inglaterra no final do século XVII. Ela foi marcada pela deposição do rei Jaime II e pela ascensão de Guilherme III e Maria II ao trono. A Revolução Gloriosa foi importante porque estabeleceu limites no poder real e fortaleceu o Parlamento inglês. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine será uma forma criativa e divertida de os alunos aprenderem sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução do tema da Revolução Gloriosa e explique sua importância histórica. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um papel A4 dividido em 8 partes para criar a fanzine.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre a Revolução Gloriosa e suas consequências. Eles podem usar livros, enciclopédias, sites confiáveis e outras fontes de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação da fanzine

    Os alunos irão criar a fanzine em seus grupos. Eles devem incluir informações sobre a Revolução Gloriosa, como ela aconteceu, quem foram os principais personagens envolvidos e quais foram as consequências. Eles também podem incluir imagens, gráficos e outros elementos visuais para tornar a fanzine mais atraente.

  5. Etapa 5 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma. Os alunos devem explicar o que incluíram em sua fanzine e como ela representa a Revolução Gloriosa.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam com a atividade e como a fanzine ajudou a entender melhor o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos da Revolução Gloriosa e incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação da fanzine.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar e discutir suas ideias em grupo.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações confiáveis.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na criação da fanzine.
  • Qualidade e clareza das informações incluídas na fanzine.
  • Criatividade e originalidade na apresentação da fanzine.
  • Habilidade dos alunos em apresentar e discutir suas ideias em grupo.
  • Uso de fontes confiáveis e corretas na pesquisa.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da Revolução Gloriosa e explicar sua importância histórica.
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer o papel A4 para a criação da fanzine.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação da fanzine.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na atividade.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos da Revolução Gloriosa.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Revolução Gloriosa e suas consequências.
  • Criar a fanzine em seus grupos.
  • Apresentar a fanzine para a turma e explicar o que incluíram nela.
  • Discutir em grupo sobre o que aprenderam com a atividade.
  • Continuar pesquisando sobre o assunto.