Aula sobre Revolucao Gloriosa Limites Poder Real

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Revolução Gloriosa foi um importante evento histórico que ocorreu na Inglaterra no final do século XVII. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os limites no poder real e as particularidades político-sociais da Inglaterra da época. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos práticos, como a comparação com a atualidade, mostrando como a democracia e a separação dos poderes são importantes para a sociedade. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que já sabem sobre o tema. Em seguida, os alunos farão o Check-in no template de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a Revolução Gloriosa, explicando o que foi e quais foram suas consequências. Divida a turma em grupos para se organizarem para as próximas etapas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar em casa sobre a Revolução Gloriosa, identificando os principais acontecimentos e personagens envolvidos. Os alunos deverão fazer anotações no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Sistematização

    Os alunos irão anotar e sistematizar, em grupo, informações sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Forneça perguntas orientadoras para ajudar na discussão.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre a Revolução Gloriosa e as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII. Os alunos poderão utilizar recursos audiovisuais para tornar a apresentação mais dinâmica.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Ao final das apresentações, você deve realizar uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam sobre a Revolução Gloriosa e suas consequências. Os alunos farão o Check-out no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância da Revolução Gloriosa para a história da Inglaterra e do mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos principais acontecimentos e personagens envolvidos na Revolução Gloriosa.
  • Identificação das particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Análise dos desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a Revolução Gloriosa.
  • Dividir a turma em grupos para facilitar a leitura e a discussão.
  • Fornecer perguntas orientadoras para ajudar na discussão.
  • Utilizar recursos audiovisuais para tornar a apresentação mais dinâmica.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Fazer o Check-in e o Check-out no template de registro de aprendizagem.
  • Ler e analisar textos sobre a Revolução Gloriosa.
  • Debater em grupo sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Fazer anotações no template de registro de aprendizagem.
  • Apresentar suas conclusões sobre a Revolução Gloriosa e as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.