Aula sobre Revolucao Gloriosa Limites Poder Real

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Revolução Gloriosa foi um importante evento histórico que ocorreu na Inglaterra no final do século XVII. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os limites no poder real e as particularidades político-sociais da Inglaterra da época. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. É importante que os alunos compreendam a importância deste evento histórico e como ele influenciou a história da Inglaterra e do mundo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Gloriosa. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e explicação da atividade

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um kit com materiais para criar o jogo de tabuleiro. Instrua os alunos a utilizarem os principais personagens históricos que fizeram parte da Revolução Gloriosa, como o Parlamento, Jaime II, Maria Stuart e Guilherme de Orange, além de aspectos participantes da história, como calvinismo, catolicismo, poder absolutista e monarquia constitucional.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos terão 40 minutos para criar o jogo de tabuleiro. Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema. Forneçaalgumas perguntas e ações para ajudar os alunos a começar.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar as regras do jogo e como ele está relacionado ao tema da aula.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentive os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Participação ativa dos alunos na construção do jogo.
  • Compreensão dos alunos sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Habilidade dos alunos em analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Trabalho em equipe dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Fornecer materiais e perguntas para ajudar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
  • Trabalhar em equipe para criar o jogo.
  • Discutir em grupo sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Apresentar o jogo de tabuleiro para a turma.
  • Participar ativamente da aula e fazer perguntas para o professor.