Aula sobre Revolucao Gloriosa Limites Poder Real
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Revolução Gloriosa foi um importante evento histórico que ocorreu na Inglaterra no final do século XVII. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os limites no poder real e as particularidades político-sociais da Inglaterra da época. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. É importante que os alunos compreendam a importância deste evento histórico e como ele influenciou a história da Inglaterra e do mundo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Gloriosa. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos e explicação da atividade
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um kit com materiais para criar o jogo de tabuleiro. Instrua os alunos a utilizarem os principais personagens históricos que fizeram parte da Revolução Gloriosa, como o Parlamento, Jaime II, Maria Stuart e Guilherme de Orange, além de aspectos participantes da história, como calvinismo, catolicismo, poder absolutista e monarquia constitucional.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos terão 40 minutos para criar o jogo de tabuleiro. Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema. Forneçaalgumas perguntas e ações para ajudar os alunos a começar.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar as regras do jogo e como ele está relacionado ao tema da aula.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentive os alunos a continuarem estudando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
- Participação ativa dos alunos na construção do jogo.
- Compreensão dos alunos sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
- Habilidade dos alunos em analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
- Trabalho em equipe dos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Fornecer materiais e perguntas para ajudar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Conduzir a discussão em grupo sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
- Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
- Trabalhar em equipe para criar o jogo.
- Discutir em grupo sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
- Apresentar o jogo de tabuleiro para a turma.
- Participar ativamente da aula e fazer perguntas para o professor.