Aula sobre Revolucao Gloriosa Limites Poder Real

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Revolução Gloriosa foi um importante evento histórico que ocorreu na Inglaterra no final do século XVII. Ela foi marcada pela deposição do rei Jaime II e a ascensão de Guilherme III e Maria II ao trono. A Revolução Gloriosa foi importante porque estabeleceu limites no poder real e fortaleceu o Parlamento inglês. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Gloriosa. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 5 a 6 pessoas, cada grupo terá que rotar uma estação por vez.

  2. Etapa 2 - Compartilhando conhecimentos prévios

    Os alunos serão convidados a anotar o que já sabem sobre o assunto. Recolha as anotações, você pode anotar na lousa os principais conceitos e conhecimentos apresentados pelos alunos e auxiliar conectando as ideias ao tema da aula.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Informe os alunos que irão realizar uma espécie de circuito, chamada estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1: Leitura de textos

    Na estação 1, disponibilize textos que apresentem informações sobre o contexto histórico da Inglaterra do século XVII. Depois da leitura, os alunos deverão responder perguntas como: Quais eram as principais características políticas e sociais da Inglaterra na época? Como o poder era distribuído? Como a religião influenciava a política?

    Estação 2: Vídeo

    Na estação 2, os alunos verão vídeos sobre a Revolução Gloriosa. Eles deverão responder perguntas como: Quais foram as causas da Revolução Gloriosa? Como ela ocorreu? Quais foram as consequências?

    Estação 3: Pesquisa

    Na estação 3, os alunos irão pesquisar e discutir sobre os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Eles deverão responder perguntas como: Como a Revolução Gloriosa influenciou a política inglesa? Quais foram as consequências para a monarquia? Como a Revolução Gloriosa influenciou outros países?


  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos apresentam para a turma as respostas que elaboraram em cada estação. é importante que eles consigam relacionar os três momentos estudados sobre a Revolução Gloriosa.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Os alunos deverão discutir sobre as respostas apresentadas na etapa anterior e complementar entre si as informações que estiverem incompletas. Após a discussão os alunos deverão compartilhar suas conclusões sobre o tema, você pode colocar na lousa os principais itens compartilhados.

  6. Etapa 6 - Autoavaliação

    A partir dessa dinâmica, você deve incentivar os alunos a compartilharem uma autoavaliação, comparando os conhecimentos que tinham sobre o tema no início da atividade e no final.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi discutido e reforce os principais pontos da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das respostas às perguntas propostas em cada estação.
  • Coerência e clareza na apresentação das conclusões.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a Revolução Gloriosa.
  • Dividir a turma em grupos e designar cada grupo para uma estação.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido e reforçar os principais pontos da aula.
  • Avaliar a participação dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir sobre o contexto histórico da Inglaterra do século XVII.
  • Pesquisar e discutir sobre a Revolução Gloriosa.
  • Pesquisar e discutir sobre os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Apresentar as conclusões do grupo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.