Aula sobre Revolucao Gloriosa Limites Poder Real
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Gloriosa. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 5 a 6 pessoas, cada grupo terá que rotar uma estação por vez.Etapa 2 - Compartilhando conhecimentos prévios
Os alunos serão convidados a anotar o que já sabem sobre o assunto. Recolha as anotações, você pode anotar na lousa os principais conceitos e conhecimentos apresentados pelos alunos e auxiliar conectando as ideias ao tema da aula.Etapa 3 - Rotação por estações
Informe os alunos que irão realizar uma espécie de circuito, chamada estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:Estação 1: Leitura de textos
Na estação 1, disponibilize textos que apresentem informações sobre o contexto histórico da Inglaterra do século XVII. Depois da leitura, os alunos deverão responder perguntas como: Quais eram as principais características políticas e sociais da Inglaterra na época? Como o poder era distribuído? Como a religião influenciava a política?
Estação 2: Vídeo
Na estação 2, os alunos verão vídeos sobre a Revolução Gloriosa. Eles deverão responder perguntas como: Quais foram as causas da Revolução Gloriosa? Como ela ocorreu? Quais foram as consequências?
Estação 3: Pesquisa
Na estação 3, os alunos irão pesquisar e discutir sobre os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. Eles deverão responder perguntas como: Como a Revolução Gloriosa influenciou a política inglesa? Quais foram as consequências para a monarquia? Como a Revolução Gloriosa influenciou outros países?
Etapa 4 - Apresentação
Os grupos apresentam para a turma as respostas que elaboraram em cada estação. é importante que eles consigam relacionar os três momentos estudados sobre a Revolução Gloriosa.Etapa 5 - Discussão
Os alunos deverão discutir sobre as respostas apresentadas na etapa anterior e complementar entre si as informações que estiverem incompletas. Após a discussão os alunos deverão compartilhar suas conclusões sobre o tema, você pode colocar na lousa os principais itens compartilhados.Etapa 6 - Autoavaliação
A partir dessa dinâmica, você deve incentivar os alunos a compartilharem uma autoavaliação, comparando os conhecimentos que tinham sobre o tema no início da atividade e no final.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi discutido e reforce os principais pontos da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade das respostas às perguntas propostas em cada estação.
- Coerência e clareza na apresentação das conclusões.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a Revolução Gloriosa.
- Dividir a turma em grupos e designar cada grupo para uma estação.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Fazer uma síntese do que foi discutido e reforçar os principais pontos da aula.
- Avaliar a participação dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir sobre o contexto histórico da Inglaterra do século XVII.
- Pesquisar e discutir sobre a Revolução Gloriosa.
- Pesquisar e discutir sobre os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
- Apresentar as conclusões do grupo.
- Participar ativamente das discussões em grupo.