Aula sobre Revolucao Gloriosa Limites Poder Real
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Revolução Gloriosa foi um importante evento histórico que ocorreu na Inglaterra no final do século XVII. Ela foi marcada pela deposição do rei Jaime II e pela ascensão de Guilherme III e Maria II ao trono. A Revolução Gloriosa foi importante porque estabeleceu limites no poder real e fortaleceu o Parlamento inglês. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Gloriosa. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Vídeo
Os alunos assistirão a um vídeo sobre a Revolução Gloriosa. O vídeo deve ser curto e objetivo, com informações claras e didáticas.Etapa 3 - Leitura
Os alunos farão a leitura de um texto sobre a Revolução Gloriosa. O texto deve ser acessível e de fácil compreensão.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir o texto e o vídeo. Cada grupo deverá escolher um líder para apresentar as conclusões da discussão.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma. Medie a discussão e esclareça eventuais dúvidas.Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão preencher o template com suas avaliações sobre a atividade.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e incentivará os alunos a continuarem estudando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
- Analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade por meio da Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação das conclusões do grupo.
- Qualidade do preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Contextualizar o tema da aula.
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fazer um breve resumo da aula no encerramento.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre a Revolução Gloriosa.
- Fazer a leitura do texto sobre a Revolução Gloriosa.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo com suas avaliações sobre a atividade.