Aula sobre Revolucao Gloriosa Limites Poder Real

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Revolução Gloriosa foi um importante evento histórico que ocorreu na Inglaterra no final do século XVII. Ela foi marcada pela deposição do rei Jaime II e pela ascensão de Guilherme III e Maria II ao trono. A Revolução Gloriosa foi importante porque estabeleceu limites no poder real e fortaleceu o Parlamento inglês. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Gloriosa. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre a Revolução Gloriosa. O vídeo deve ser curto e objetivo, com informações claras e didáticas.

  3. Etapa 3 - Leitura

    Os alunos farão a leitura de um texto sobre a Revolução Gloriosa. O texto deve ser acessível e de fácil compreensão.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir o texto e o vídeo. Cada grupo deverá escolher um líder para apresentar as conclusões da discussão.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma. Medie a discussão e esclareça eventuais dúvidas.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão preencher o template com suas avaliações sobre a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentivará os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade por meio da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação das conclusões do grupo.
  • Qualidade do preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer um breve resumo da aula no encerramento.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a Revolução Gloriosa.
  • Fazer a leitura do texto sobre a Revolução Gloriosa.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo com suas avaliações sobre a atividade.