Aula sobre Revolucao Nas Ideias Iluminismo E Enciclopedias
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve como principal objetivo a valorização da razão e da ciência como formas de compreender o mundo e de promover mudanças sociais e políticas. Vamos estudar as principais ideias do Iluminismo e como elas influenciaram a produção das enciclopédias, que foram importantes ferramentas de disseminação do conhecimento na época. Para tornar Pode-se utilizar exemplos práticos como a influência do Iluminismo na Declaração de Independência dos Estados Unidos e na Revolução Francesa.
Etapa 1 - Entender
Inicie apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, divida a turma em grupos e peça para que cada grupo pesquise sobre um dos principais pensadores do Iluminismo, como Voltaire, Montesquieu, Rousseau, entre outros.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo deve apresentar um esboço sobre as principais ideias do pensador que pesquisou. Em seguida, os alunos devem discutir em conjunto as semelhanças e diferenças entre as ideias dos diferentes pensadores.Etapa 3 - Decidir
Com base nas discussões realizadas na etapa anterior, os alunos devem decidir quais são as ideias mais importantes do Iluminismo e como elas influenciaram a produção das enciclopédias.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deve criar um template de design sprint com as principais ideias do Iluminismo e como elas foram representadas nas enciclopédias. Os alunos podem utilizar recursos visuais como imagens e infográficos para ilustrar suas ideias.Etapa 5 - Testar
Os grupos devem apresentar seus templates para a turma e discutir em conjunto como as ideias do Iluminismo e das enciclopédias influenciaram a organização do mundo contemporâneo.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e das enciclopédias.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão crítica sobre a influência do Iluminismo na organização do mundo contemporâneo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do template de design sprint criado pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em relacionar as ideias do Iluminismo e das enciclopédias com a organização do mundo contemporâneo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
- Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa sobre os principais pensadores do Iluminismo.
- Estimular a discussão em grupo e a reflexão crítica sobre as ideias do Iluminismo e das enciclopédias.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre os principais pensadores do Iluminismo.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template de design sprint com as principais ideias do Iluminismo e das enciclopédias.