Aula sobre Revolucao Nas Ideias Iluminismo E Enciclopedias

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve como principal objetivo a valorização da razão e da ciência como formas de compreender o mundo e de promover mudanças sociais e políticas. Vamos estudar as principais ideias do Iluminismo e como elas influenciaram a produção das enciclopédias, que foram importantes ferramentas de disseminação do conhecimento na época. Para tornar Pode-se utilizar exemplos práticos como a influência do Iluminismo na Declaração de Independência dos Estados Unidos e na Revolução Francesa.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, divida a turma em grupos e peça para que cada grupo pesquise sobre um dos principais pensadores do Iluminismo, como Voltaire, Montesquieu, Rousseau, entre outros.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deve apresentar um esboço sobre as principais ideias do pensador que pesquisou. Em seguida, os alunos devem discutir em conjunto as semelhanças e diferenças entre as ideias dos diferentes pensadores.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Com base nas discussões realizadas na etapa anterior, os alunos devem decidir quais são as ideias mais importantes do Iluminismo e como elas influenciaram a produção das enciclopédias.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um template de design sprint com as principais ideias do Iluminismo e como elas foram representadas nas enciclopédias. Os alunos podem utilizar recursos visuais como imagens e infográficos para ilustrar suas ideias.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus templates para a turma e discutir em conjunto como as ideias do Iluminismo e das enciclopédias influenciaram a organização do mundo contemporâneo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e das enciclopédias.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre a influência do Iluminismo na organização do mundo contemporâneo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do template de design sprint criado pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em relacionar as ideias do Iluminismo e das enciclopédias com a organização do mundo contemporâneo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa sobre os principais pensadores do Iluminismo.
  • Estimular a discussão em grupo e a reflexão crítica sobre as ideias do Iluminismo e das enciclopédias.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre os principais pensadores do Iluminismo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de design sprint com as principais ideias do Iluminismo e das enciclopédias.