Aula sobre Revolucao Nas Ideias Iluminismo E Enciclopedias

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve grande influência na Revolução Francesa e na formação do mundo contemporâneo. Vamos explorar as ideias iluministas e como elas foram difundidas através das enciclopédias. Vamos entender como essas ideias influenciaram a organização do mundo contemporâneo e como elas podem ser aplicadas no cotidiano dos estudantes. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, que vai permitir que os alunos criem um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do Iluminismo e das enciclopédias para a formação do mundo contemporâneo. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender como as ideias iluministas foram difundidas e como elas influenciaram a sociedade da época.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do liberalismo. Oriente a discussão e estimule a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados da discussão para a turma. Estimule a participação dos alunos e faça perguntas para aprofundar a discussão.

  5. Etapa 5 - Debate

    Promova um debate sobre a relação entre as ideias iluministas e a organização do mundo contemporâneo. Os alunos devem participar ativamente do debate e apresentar argumentos para defender suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância das ideias iluministas para a formação do mundo contemporâneo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do liberalismo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e no debate em sala de aula.
  • Promover a reflexão crítica sobre a relação entre as ideias iluministas e a organização do mundo contemporâneo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão e no debate.
  • Identificação correta dos principais aspectos conceituais do Iluminismo e do liberalismo.
  • Capacidade de apresentar argumentos para defender suas opiniões.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e no debate.
  • Orientar a discussão e fazer perguntas para aprofundar a discussão.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância das ideias iluministas para a formação do mundo contemporâneo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
  • Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do liberalismo.
  • Participar ativamente do debate e apresentar argumentos para defender suas opiniões.