Aula sobre Revolucao Nas Ideias Iluminismo E Enciclopedias
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve grande influência na Revolução Francesa e na formação dos Estados modernos. Vamos explorar as ideias iluministas e como elas foram difundidas através das enciclopédias. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Dessa forma, os alunos poderão desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia Gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um jogo sobre o Iluminismo e as enciclopédias.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre o Iluminismo e as enciclopédias. Forneça materiais de apoio, como livros e artigos, ou indicar sites confiáveis para pesquisa.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos irão criar o jogo, preenchendo os campos do mapa de registro. Auxilie os grupos e tire dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Avalie a criatividade, a clareza das informações e a capacidade de engajamento do jogo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as ideias iluministas e como elas influenciaram a organização do mundo contemporâneo.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão e reforce a importância das ideias iluministas na formação da sociedade moderna.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico.
- Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.
- Discutir a relação entre as ideias iluministas e a organização do mundo contemporâneo.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza das informações apresentadas no jogo.
- Capacidade de engajamento do jogo.
- Participação na discussão em grupo.
- Identificação dos principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.
Ações do professor
- Explicar a metodologia Gamificação.
- Auxiliar os grupos na criação do jogo.
- Avaliar a criatividade, a clareza das informações e a capacidade de engajamento do jogo.
- Estimular a participação na discussão em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância das ideias iluministas na formação da sociedade moderna.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Iluminismo e as enciclopédias.
- Criar um jogo sobre o Iluminismo e as enciclopédias.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.