Aula sobre Revolucao Nas Ideias Iluminismo E Enciclopedias

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve grande influência na Revolução Francesa e na formação dos Estados modernos. Vamos explorar as ideias iluministas e como elas foram difundidas através das enciclopédias. Vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Dessa forma, os alunos poderão desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia Gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um jogo sobre o Iluminismo e as enciclopédias.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre o Iluminismo e as enciclopédias. Forneça materiais de apoio, como livros e artigos, ou indicar sites confiáveis para pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o jogo, preenchendo os campos do mapa de registro. Auxilie os grupos e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Avalie a criatividade, a clareza das informações e a capacidade de engajamento do jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as ideias iluministas e como elas influenciaram a organização do mundo contemporâneo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão e reforce a importância das ideias iluministas na formação da sociedade moderna.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico.
  • Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.
  • Discutir a relação entre as ideias iluministas e a organização do mundo contemporâneo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza das informações apresentadas no jogo.
  • Capacidade de engajamento do jogo.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Identificação dos principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Gamificação.
  • Auxiliar os grupos na criação do jogo.
  • Avaliar a criatividade, a clareza das informações e a capacidade de engajamento do jogo.
  • Estimular a participação na discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância das ideias iluministas na formação da sociedade moderna.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o Iluminismo e as enciclopédias.
  • Criar um jogo sobre o Iluminismo e as enciclopédias.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo.