Aula sobre Revolucao Nas Ideias Iluminismo E Enciclopedias

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve como principal objetivo a valorização da razão e da ciência como formas de compreender o mundo e de promover mudanças sociais e políticas. Vamos discutir as principais ideias do Iluminismo e como elas influenciaram a criação das enciclopédias, que foram importantes ferramentas de disseminação do conhecimento na época. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo".

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um texto sobre o Iluminismo e as enciclopédias para leitura.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos terão que discutir em grupo o texto que receberam e elaborar argumentos para defender ou refutar a seguinte afirmação: "As enciclopédias foram importantes ferramentas de disseminação do conhecimento e de promoção das ideias iluministas". Cada grupo deverá escolher um representante para apresentar seus argumentos na próxima etapa.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os representantes de cada grupo terão que apresentar seus argumentos e, em seguida, haverá um debate em grupo, no qual os alunos poderão fazer perguntas e rebater os argumentos apresentados pelos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Júri

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Componha a banca julgadora juntamente com dois alunos escolhidos aleatoriamente. O grupo defensor terá como objetivo apresentar argumentos que comprovem a afirmação proposta na etapa 2. O grupo opositor terá como objetivo apresentar argumentos que refutem a afirmação proposta na etapa 2. O grupo de observadores terá como objetivo observar e registrar os argumentos apresentados pelos outros grupos. Cada grupo terá que apresentar seus argumentos e, em seguida, a banca julgadora terá que decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Retome os principais pontos discutidos e faça uma reflexão sobre a importância do Iluminismo e das enciclopédias para a construção do conhecimento e das ideias que influenciaram a organização do mundo contemporâneo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do liberalismo.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a leitura crítica de textos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos nas discussões em grupo e no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade de reflexão e síntese dos alunos na conclusão da aula.
  • Observação do professor durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir os textos para leitura.
  • Mediar as discussões em grupo e o debate.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos argumentos apresentados.
  • Fazer uma reflexão sobre os principais pontos discutidos e a importância do tema para a construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Elaborar argumentos para defender ou refutar a afirmação proposta na etapa 2.
  • Participar ativamente do debate em grupo e do júri.
  • Observar e registrar os argumentos apresentados pelos outros grupos.
  • Refletir sobre os principais pontos discutidos na aula e a importância do tema para a construção do conhecimento.