Aula sobre Revolucao Nas Ideias Iluminismo E Enciclopedias
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o Iluminismo e o Liberalismo, apresentando os principais conceitos e ideias. Em seguida, faça a divisão dos alunos em três grupos, que deverão vivenciar todas as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Leitura e discussão de textosNesta estação, os alunos lerão e discutirão textos sobre o Iluminismo e o Liberalismo. Selecione textos de autores iluministas, como Voltaire e Rousseau, e textos sobre a Revolução Francesa e a formação dos Estados modernos. Os alunos deverão fazer anotações e registrar suas dúvidas e opiniões.
Estação 2 - Criação de cartazes
Nesta estação, os alunos criarão cartazes sobre o Iluminismo e o Liberalismo. Eles deverão utilizar imagens e textos para representar os principais conceitos e ideias. Forneça materiais como cartolinas, lápis de cor e tesouras.
Estação 3 - Debate
Nesta estação, os alunos participarão de um debate sobre o Iluminismo e o Liberalismo. Selecione temas como a relação entre a razão e a liberdade, a igualdade e a fraternidade, e a influência do Iluminismo na Revolução Francesa. Os alunos deverão apresentar argumentos e contra-argumentos e registrar suas opiniões.
Etapa 3 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, retomando os principais conceitos e ideias discutidos nas estações. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo.
- Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação de cartazes.
- Promover o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos principais conceitos e ideias do Iluminismo e do Liberalismo.
- Criatividade e qualidade dos cartazes produzidos.
- Argumentação e contra-argumentação no debate.
- Registro das dúvidas e opiniões sobre o tema.
Ações do professor
- Selecionar textos e temas relevantes para o debate.
- Fornecer materiais e orientação para a criação dos cartazes.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Registrar as dúvidas e opiniões dos alunos para retomar na conclusão.
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Ler e discutir textos sobre o Iluminismo e o Liberalismo.
- Criar cartazes sobre o tema.
- Participar do debate e apresentar argumentos e contra-argumentos.
- Registrar dúvidas e opiniões sobre o tema.
- Avaliar o próprio desempenho de acordo com os critérios estabelecidos.