Aula sobre Revolucao Nas Ideias Iluminismo E Enciclopedias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve grande influência na Revolução Francesa e na formação dos Estados modernos. Os ideais iluministas defendiam a razão, a liberdade, a igualdade e a fraternidade, e foram fundamentais para a construção do pensamento liberal. Vamos explorar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo, discutindo a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o Iluminismo e o Liberalismo, apresentando os principais conceitos e ideias. Em seguida, faça a divisão dos alunos em três grupos, que deverão vivenciar todas as estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Leitura e discussão de textos

    Nesta estação, os alunos lerão e discutirão textos sobre o Iluminismo e o Liberalismo. Selecione textos de autores iluministas, como Voltaire e Rousseau, e textos sobre a Revolução Francesa e a formação dos Estados modernos. Os alunos deverão fazer anotações e registrar suas dúvidas e opiniões.

    Estação 2 - Criação de cartazes

    Nesta estação, os alunos criarão cartazes sobre o Iluminismo e o Liberalismo. Eles deverão utilizar imagens e textos para representar os principais conceitos e ideias. Forneça materiais como cartolinas, lápis de cor e tesouras.

    Estação 3 - Debate

    Nesta estação, os alunos participarão de um debate sobre o Iluminismo e o Liberalismo. Selecione temas como a relação entre a razão e a liberdade, a igualdade e a fraternidade, e a influência do Iluminismo na Revolução Francesa. Os alunos deverão apresentar argumentos e contra-argumentos e registrar suas opiniões.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, retomando os principais conceitos e ideias discutidos nas estações. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação de cartazes.
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos principais conceitos e ideias do Iluminismo e do Liberalismo.
  • Criatividade e qualidade dos cartazes produzidos.
  • Argumentação e contra-argumentação no debate.
  • Registro das dúvidas e opiniões sobre o tema.

Ações do professor

  • Selecionar textos e temas relevantes para o debate.
  • Fornecer materiais e orientação para a criação dos cartazes.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Registrar as dúvidas e opiniões dos alunos para retomar na conclusão.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Ler e discutir textos sobre o Iluminismo e o Liberalismo.
  • Criar cartazes sobre o tema.
  • Participar do debate e apresentar argumentos e contra-argumentos.
  • Registrar dúvidas e opiniões sobre o tema.
  • Avaliar o próprio desempenho de acordo com os critérios estabelecidos.