Aula sobre Revolucao Nas Ideias Iluminismo E Enciclopedias
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve como principal objetivo a valorização da razão e da ciência como formas de compreender o mundo e de promover mudanças sociais e políticas. Vamos explorar as ideias iluministas e sua relação com as enciclopédias, que foram importantes ferramentas de disseminação do conhecimento na época. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o Iluminismo e as enciclopédias. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre o Iluminismo e as enciclopédias para ler e discutir. Auxilie e tire dúvidas.Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade. Explique como a dinâmica funciona e dê exemplos de como os alunos podem preencher cada campo.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template e explicar como avaliou a atividade. Incentive a discussão e o debate entre os alunos.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese e reforce os principais conceitos do Iluminismo e das enciclopédias. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e das enciclopédias.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Incentivar a reflexão crítica sobre o papel da razão e da ciência na sociedade contemporânea.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação dos templates pelos grupos.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Auxiliar os alunos na leitura e discussão do texto.
- Explicar a dinâmica da Dinâmica dos 3 Qs e dar exemplos de como preencher cada campo.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Apresentar o template e participar ativamente da discussão em grupo.