Aula sobre Revolucao Nas Ideias Iluminismo E Enciclopedias

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que teve como principal objetivo a valorização da razão e da ciência como formas de compreender o mundo e de promover mudanças sociais e políticas. Vamos explorar as ideias iluministas e sua relação com as enciclopédias, que foram importantes ferramentas de disseminação do conhecimento na época. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o Iluminismo e as enciclopédias. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre o Iluminismo e as enciclopédias para ler e discutir. Auxilie e tire dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade. Explique como a dinâmica funciona e dê exemplos de como os alunos podem preencher cada campo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template e explicar como avaliou a atividade. Incentive a discussão e o debate entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese e reforce os principais conceitos do Iluminismo e das enciclopédias. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e das enciclopédias.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o papel da razão e da ciência na sociedade contemporânea.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos templates pelos grupos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Auxiliar os alunos na leitura e discussão do texto.
  • Explicar a dinâmica da Dinâmica dos 3 Qs e dar exemplos de como preencher cada campo.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Apresentar o template e participar ativamente da discussão em grupo.