Aula sobre Revolucoes Industriais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O tema Revoluções Industriais é fundamental para entender a história do mundo moderno. Ele abrange desde as mudanças tecnológicas até as sociais, políticas e culturais que ocorreram no período de transição do século XVIII para o século XIX. Essa atividade terá como foco desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e faça uma breve contextualização histórica.Etapa 2 - Formação de grupos
Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo deve definir um problema relacionado ao tema Revoluções Industriais, que será o ponto de partida para o projeto.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos devem pesquisar e apresentar alternativas para solucionar o problema proposto.Etapa 5 - Solução
Cada grupo deve escolher a melhor alternativa e apresentá-la em forma de diário de bordo.Etapa 6 - Apresentação
Os grupos apresentam seus diários de bordo para a turma.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação efetiva dos alunos na atividade.
- Qualidade do diário de bordo apresentado pelo grupo.
- Coerência e clareza na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Orientar os alunos na definição do problema e na geração de alternativas.
- Acompanhar o processo de desenvolvimento do projeto.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Pesquisar e apresentar alternativas para solucionar o problema proposto.
- Escolher a melhor alternativa e apresentá-la em forma de diário de bordo.
- Colaborar com o grupo e participar efetivamente da atividade.