Aula sobre Revolucoes Industriais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A Revolução Industrial foi um período de intensas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorreram na Europa, Ásia e Oceania a partir do século XVIII. Foi um período de transição da produção artesanal para a produção em massa, com o uso de máquinas e a criação de fábricas. A Revolução Industrial teve um grande impacto na produção e circulação de produtos e culturas, além de ter transformado a forma como as pessoas viviam e trabalhavam.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a Revolução Industrial e como ela impactou o mundo. Use exemplos práticos, como o uso de máquinas na produção de roupas ou a criação de fábricas de carros.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e explique que eles vão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Explicação da Dinâmica dos 3 Qs

    Explique o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como ela funciona. Mostre exemplos de modelos já criados ou crie um modelo para os alunos seguirem.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo

    Os alunos devem criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Eles devem pensar em perguntas que possam ser respondidas em cada campo, relacionadas à atividade que será realizada.

  5. Etapa 5 - Atividade

    Proponha uma atividade em que os alunos possam analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de produtos e culturas. Peça para que os alunos pesquisem sobre um produto específico, como o algodão, e descubram como ele foi afetado pela Revolução Industrial.

  6. Etapa 6 - Preenchimento do modelo

    Após a realização da atividade, os alunos devem preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com as suas avaliações sobre a atividade. Peça para que eles compartilhem as suas respostas com o restante da turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de produtos e culturas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a inovação na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade das perguntas e respostas nos campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”.
  • Habilidade dos alunos em analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de produtos e culturas.

Ações do professor

  • Explicar claramente a Dinâmica dos 3 Qs e como ela funciona.
  • Propor uma atividade que permita aos alunos analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de produtos e culturas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”.
  • Participar da atividade proposta e analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de produtos e culturas.
  • Preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com as suas avaliações sobre a atividade.