Aula sobre Revolucoes Industriais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Revolução Industrial foi um período de intensas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorreram na Europa, Ásia e Oceania a partir do século XVIII. Foi um período de transição da produção artesanal para a produção em massa, com o uso de máquinas e a criação de fábricas. A Revolução Industrial teve um grande impacto na produção e circulação de produtos e culturas, além de ter transformado a forma como as pessoas viviam e trabalhavam.

A atividade será desenvolvida em 7 Etapas:


  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua folhas de papel sulfite e canetas coloridas. Cada grupo deve criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos Mapas

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando como eles se colocaram no lugar das pessoas que viveram na época das Revoluções Industriais e quais foram as principais conclusões que chegaram.

  3. Etapa 3 - Debate em Grupo

    Promova um debate em grupo, incentivando os alunos a discutirem sobre as principais questões levantadas nos mapas de empatia e como elas se relacionam com o tema das Revoluções Industriais.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em Grupo

    Cada grupo deve escolher um país que tenha sido impactado pela Revolução Industrial e realizar uma pesquisa sobre como a industrialização afetou a produção e circulação de produtos e culturas nesse país. Os alunos podem utilizar livros didáticos, enciclopédias e outras fontes para realizar a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Apresentação das Pesquisas

    Cada grupo deve apresentar sua pesquisa para a turma, utilizando recursos como cartazes, maquetes e outros materiais que possam ser produzidos pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Debate em Grupo

    Promova um novo debate em grupo, desta vez incentivando os alunos a discutirem sobre as diferentes formas como a Revolução Industrial impactou a produção e circulação de produtos e culturas nos países pesquisados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos. A avaliação deve ser realizada de forma participativa, incentivando os alunos a refletirem sobre seu próprio desempenho e sugerindo formas de melhorar a aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a produção de materiais pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Criatividade e qualidade dos materiais produzidos pelos alunos.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto das Revoluções Industriais.
  • Promover debates em grupo.
  • Estimular a criatividade e a produção de materiais analógicos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre o país escolhido pelo grupo.
  • Produzir materiais criativos e de qualidade.