Aula sobre Revolucoes Industriais
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
As Revoluções Industriais foram um marco na história da humanidade, trazendo mudanças significativas na produção e circulação de produtos e culturas ao redor do mundo. A primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no século XVIII, e trouxe consigo o uso de máquinas a vapor, a produção em série e a mecanização da agricultura. A segunda Revolução Industrial, no final do século XIX, trouxe a eletrificação, o uso do petróleo como fonte de energia e o surgimento de novas indústrias, como a automobilística. A terceira Revolução Industrial, no século XX, trouxe a automação e a informatização das indústrias, além do surgimento da internet e da globalização.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são as Revoluções Industriais e sua importância na história da humanidade. Em seguida, apresente aos alunos o estudo de caso que será trabalhado ao longo da aula.Etapa 2 - Estudo de Caso
Os alunos, em grupos, recebem o estudo de caso sobre a Revolução Industrial na Inglaterra. Eles devem analisar o documento e identificar os principais impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de produtos e culturas na Europa.Etapa 3 - Modelo de Infográfico
Os alunos, em grupos, criam um modelo de infográfico em papel, com lacunas a serem preenchidas com as informações coletadas no estudo de caso. O objetivo é que o infográfico sirva de apoio aos estudantes.Etapa 4 - Preenchimento do Infográfico
Os alunos preenchem o infográfico com as informações coletadas. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos Infográficos
Cada grupo apresenta seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas nele e os principais impactos da Revolução Industrial na Europa.Etapa 6 - Discussão em Grupo
Após as apresentações, os alunos discutem em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as Revoluções Industriais na Europa, Ásia e Oceania, e os impactos dessas revoluções na produção e circulação de produtos e culturas nesses continentes.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a atividade fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e reforçando a importância das Revoluções Industriais na história da humanidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, Ásia e Oceania.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de síntese e apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Preenchimento correto do infográfico.
- Apresentação clara e objetiva do infográfico.
- Análise correta dos impactos das Revoluções Industriais na produção e circulação de produtos e culturas nos continentes estudados.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Explicar o conteúdo de forma clara e objetiva.
- Auxiliar os alunos durante a criação do infográfico e o preenchimento das lacunas.
- Estimular a participação e a colaboração em grupo.
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.
- Tirar dúvidas e acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Criar um infográfico claro e objetivo.
- Apresentar o infográfico de forma clara e objetiva.
- Participar da discussão em grupo e analisar corretamente os impactos das Revoluções Industriais na produção e circulação de produtos e culturas nos continentes estudados.