Aula sobre Revolucoes Industriais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


As Revoluções Industriais foram um marco na história da humanidade, trazendo mudanças significativas na produção e circulação de produtos e culturas ao redor do mundo. A primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no século XVIII, e trouxe consigo o uso de máquinas a vapor, a produção em série e a mecanização da agricultura. A segunda Revolução Industrial, no final do século XIX, trouxe a eletrificação, o uso do petróleo como fonte de energia e o surgimento de novas indústrias, como a automobilística. A terceira Revolução Industrial, no século XX, trouxe a automação e a informatização das indústrias, além do surgimento da internet e da globalização.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são as Revoluções Industriais e sua importância na história da humanidade. Em seguida, apresente aos alunos o estudo de caso que será trabalhado ao longo da aula.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Os alunos, em grupos, recebem o estudo de caso sobre a Revolução Industrial na Inglaterra. Eles devem analisar o documento e identificar os principais impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de produtos e culturas na Europa.

  3. Etapa 3 - Modelo de Infográfico

    Os alunos, em grupos, criam um modelo de infográfico em papel, com lacunas a serem preenchidas com as informações coletadas no estudo de caso. O objetivo é que o infográfico sirva de apoio aos estudantes.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do Infográfico

    Os alunos preenchem o infográfico com as informações coletadas. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Infográficos

    Cada grupo apresenta seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas nele e os principais impactos da Revolução Industrial na Europa.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após as apresentações, os alunos discutem em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as Revoluções Industriais na Europa, Ásia e Oceania, e os impactos dessas revoluções na produção e circulação de produtos e culturas nesses continentes.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a atividade fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e reforçando a importância das Revoluções Industriais na história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, Ásia e Oceania.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de síntese e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Preenchimento correto do infográfico.
  • Apresentação clara e objetiva do infográfico.
  • Análise correta dos impactos das Revoluções Industriais na produção e circulação de produtos e culturas nos continentes estudados.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o conteúdo de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos durante a criação do infográfico e o preenchimento das lacunas.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.
  • Tirar dúvidas e acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar um infográfico claro e objetivo.
  • Apresentar o infográfico de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo e analisar corretamente os impactos das Revoluções Industriais na produção e circulação de produtos e culturas nos continentes estudados.