Aula sobre Revolucoes Industriais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As Revoluções Industriais foram um conjunto de transformações que ocorreram na Europa, Ásia e Oceania entre os séculos XVIII e XIX. Essas transformações foram responsáveis por mudanças significativas na produção e circulação de produtos e culturas, impactando a economia, a sociedade e a cultura dessas regiões.

A atividade será desenvolvida em 7 Etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização.

    Apresente o tema e faça a contextualização das Revoluções Industriais.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos.

    Divida a turma em grupos e explique a atividade.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação.

    Os estudantes deverão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para cada um dos subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo.

    Os grupos deverão realizar uma discussão sobre os impactos das Revoluções Industriais em cada uma das regiões.

  5. Etapa 5 - Debate com a turma.

    Os grupos deverão debater, utilizando os critérios de avaliação por rubrica.

  6. Etapa 6 - Avaliação.

    Os alunos fazem a avaliação do desempenho segundo os critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Encerramento.

    Encerre a aula e dê feedback aos alunos sobre o desempenho na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre as transformações ocorridas durante as Revoluções Industriais.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por rubrica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade.
  • Utilização correta dos critérios de avaliação por rubrica.
  • Capacidade de análise crítica e argumentação dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar as Revoluções Industriais.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a atividade.
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Dividir-se em grupos e discutir os impactos das Revoluções Industriais em cada uma das regiões.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para cada um dos subtópicos.
  • Apresentar os argumentos e análises críticas do grupo durante o debate.
  • Utilizar corretamente os critérios de avaliação por rubrica.
  • Participar ativa e colaborativamente durante a atividade.