Aula sobre Revolucoes Industriais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As Revoluções Industriais foram um conjunto de transformações que ocorreram na Europa, Ásia e Oceania entre os séculos XVIII e XIX. Essas transformações foram responsáveis por mudanças significativas na produção e circulação de produtos e culturas, impactando a economia, a sociedade e a cultura dessas regiões.

A atividade será desenvolvida em 7 Etapas:


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Inicie a aula contextualizando o tema, explicando o que foi a Revolução Industrial, quando e onde ocorreu e quais foram suas principais consequências para a sociedade.

  2. Etapa 2 - Atividade prévia

    Divida a turma em grupos e entregue uma lista com palavras-chave relacionadas ao tema, como "máquina a vapor", "trabalho infantil", "urbanização", "imperialismo", entre outras. Cada grupo deve escolher uma palavra e elaborar um pequeno texto explicando como ela está relacionada às Revoluções Industriais.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Disponibilize materiais como livros didáticos, enciclopédias, jornais antigos, entre outros, para que os alunos possam pesquisar sobre o tema e elaborar um mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Elaboração do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve ser elaborado em papel sulfite ou cartolina, utilizando recursos como canetas coloridas, lápis de cor e recortes de revistas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as relações entre as ideias e sub-ideias e como elas se relacionam com as Revoluções Industriais.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, estimule uma discussão em grupo sobre as principais consequências das Revoluções Industriais, como a urbanização, a exploração do trabalho infantil, a desigualdade social, entre outras.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando a importância de compreendermos os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de produtos e culturas em diferentes regiões do mundo.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Participação e colaboração durante a atividade em grupo.
  • Capacidade de análise crítica dos impactos das Revoluções Industriais.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e estimular a curiosidade dos alunos.
  • Disponibilizar materiais analógicos para pesquisa e elaboração do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão em grupo e a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
  • Colaborar com o grupo na elaboração do mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e apresentação dos resultados.