Aula sobre Revolucoes Inglesas Entendendo O Papel Do Rei

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as Revoluções Inglesas e o papel do rei na Inglaterra do século XVII. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a monarquia ainda é presente em alguns países, como a Inglaterra, e como a figura do rei ou da rainha é importante para a cultura e história desses lugares. Além disso, pode-se destacar a importância da Revolução Gloriosa para a consolidação do sistema parlamentarista na Inglaterra. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema das Revoluções Inglesas e explique o contexto histórico da Inglaterra do século XVII. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema relacionado ao papel do rei na Inglaterra do século XVII, como por exemplo: "Por que a figura do rei era tão importante na Inglaterra do século XVII?".

  3. Etapa 3 - Divisão de grupos

    Dividida os estudantes em grupos e deverão discutir e apresentar possíveis soluções para o problema.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre as Revoluções Inglesas e o papel do rei na Inglaterra do século XVII. Disponibilize materiais como textos, vídeos e imagens para auxiliar na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas e soluções para o problema proposto. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos que bom, que pena e que tal para avaliar a atividade. Explique como utilizar a ferramenta e incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam na aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os principais pontos abordados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade na apresentação das soluções para o problema proposto.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Reflexão crítica sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Explicar como utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Fazer uma conclusão sobre o assunto abordado na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e comprometida.
  • Apresentar soluções criativas para o problema proposto.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Refletir criticamente sobre o que foi aprendido na aula.